FICHA TÉCNICA 2004

 

Carnavalesco     Sylvio Cunha
Diretor de Carnaval     ..............................................................
Diretor de Harmonia     ...............................................................
Diretor de Evolução     .............................................................
Diretor de Bateria     Paulo Esteves Rodrigues da Silva (Mestre Esteves)
Puxador de Samba Enredo     Serginho do Porto
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Peninnha e Elaine
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Alex Pedreira e Selma de Castro Almeida
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................

 

SINOPSE 2004

A Estácio é dez, o Brasil é mil e a fome é zero

A Estácio é dez
E com alegria Estácio põe a mesa

          O Brasil é conhecido em todo mundo pelo carnaval. A história do carnaval continua sendo escrita por um povo, que apesar das dificuldades faz do carnaval uma bonita e inexplicável festa. E nesta festa vem fazer um convite à mudança pois acredita que tudo pode mudar se todos nós nos sentirmos parte de uma luta grandiosa, se todos trocarmos a indiferença pela solidariedade.
          Fazer de si mesmo uma expressão vitoriosa, alegre e útil é a mais difícil tarefa do ano.

O Brasil é mil

          O Brasil, é assim, enorme como um continente em forma de coração. Um coração que esconde os tesouros de grandes riquezas.
          O Brasil bate recordes de produtividade nas safras agrícolas, fábrica de aviões com tecnologia competitiva internacionalmente, é penta campeão mundial de futebol e faz o melhor carnaval do mundo.
          Nós queremos um Brasil bem brasileiro. Despertar a alma da raça, as profundas energias da nação. Criar uma cultura genuinamente nossa, originais e reveladores do espírito da nossa terra. Criar um novo espírito  nacional com os olhos voltados para o futuro.
          Um Brasil grande, que oferece ao mundo, a riqueza de um modelo absolutamente inédito de humanismo, de amor e fraternidade, com igualdade de sexo, raça, credo, convicções políticas de uma sociedade que quer e sabe que pode resolver seus problemas. Esta unida por esta vontade, por este sonho, por esta esperança.

Vamos juntar a fome com a vontade de fazer

          A Fome Zero foi uma iniciativa do Instituto de Cidadania, entidade independente, partidária, fundada por Lula e dez anos, que reuniu uma equipe com mais de 50 pesquisadores e colaboradores, entre os maiores especialistas do Brasil em política social, alimentação, nutrição e saúde.
          Foi anunciado com prioridade do governo no primeiro discurso o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

A Fome é Zero

          Quando percorremos com o olhar a obra Bíblica, verificamos a infinidade de vezes em que aparece o vocabulário de algum modo, relacionado à fome, sede, comer, saciar, alimento, comida, pão, banquete, ceia, mesa, abundancia, colheita, espigas... quer indicando fatos ou situações concretas quer empregando à modo de imagem ou comparação.

O pão e o circo

          Os latifúndios eram fortalecido pelo trabalho escravo. Os camponeses então iam para Roma em busca de trabalho, que levou ao crescimento da população urbana desocupada.
          Para tranqüilizar plebe, a solução era o pão e o circo, assim os nobres acreditavam que seriam simpáticos ao povo e conquistariam o poder.

Privilégio de poucos

          A França encontrava-se em total desequilíbrio, e a maioria sustentava um pequena minoria que reservavam para si a maior parte da riqueza do país. A sociedade estava organizada para garantir privilégios aos aristocratas e o clero.
          Maria Antonieta perdeu a cabeça por causa de sua célebre frase: ao saber que o povo tinha fome e não tinha pão, ela disse: Dê brioches".
          O despotismo vigente e a miséria das classes populares, oprimida pelos altíssimo impostos, de origem à Revolução Francesa em 1789, que cominou com a declaração dos direitos do homem e do cidadão, baseada nos princípio da soberania popular: Igualdade, Liberdade e Fraternidade.

A fome da burguesia e o poder popular

"O boi quer viver, mas o urubu quer comer"

          Enquanto a população de baixa renda se esforça para transformar seu trabalho na pão de cada dia, as leites precisam de apropriar-se desse trabalho para reforçar a sua condição de elite.
          A burguesia depende de uma posição da sociedade para definir seu valor como gente na medida que a burguesia e envolve com falsas necessidades, as propostas de igualdade  da população não é muito atraente.

A fome o terror burguês

          Diga sim a própria vida e não ao papa-lucro do desenvolvimentismo. De acordo com o ditado popular.
          "Se correr o bicho pega se ficar o bicho come".
          Mesmo se  esforçando ao máximo, o povo é atingido pela miséria. Toda as estratégia empregadas pela classe trabalhadora são inúteis para assegurar que o bicho seja afastado definitivamente de sua vida.

Augusto do Anjos

          Não há dúvida que o povo passa fome, não há dúvidas que a população encontra-se flagelada pela fome. É só olharmos as crianças nos sinais dos grandes centros.
          Os catadores de lixo concretizam seu trabalho sistemático de transformar alegria, migalhas de riqueza jogada fora das mesas dos ricos, material de sobrevivência de suas famílias, na mesa dos ricos, material de sobrevivência de suas famílias famintas, na mesa do pobre. A fome é uma destruição da pessoas humana.

A Fome é Zero

          É hora de acreditar que é possível construir uma sociedade mais justa no Brasil e de engajar nesta causa maior que é de todos os brasileiros, movimento de resgate da cidadania de milhões de excluídos que começa por erradicar a fome.
          A fome no Brasil não existe por falta de alimentos, falta é renda para adquiri-los de forma digna e permanente. E um programa criado para combater a fome e suas causas estruturais.
          O programa conta com a políticas públicas e também com um grande mutirão contra a fome. Combater a fome e combater a exclusão e a miséria. Alimentação é um direito básico do ser humano. A fome é conseqüência da pobreza, mas também a sua causadora.
          Governo e sociedade tem os mesmos objetivos, os mesmos compromissos.É preciso se unir. É preciso a colaboração de todos. Quem tem fome tem pressa".
          O mutirão contra a fome é composta de: MESA ( Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate a Fome), COPO (Conselho Operativo de Programa), PRATO )Programa de Ação de Todos), SAL (Agentes de Segurança Alimentar) e Talher (Equipe de Capacitação para a Educação do Cidadão).
          Vamos juntar a fome com a vontade de fazer. É preciso que cada cidadão se conscientize da importância do programa fome zero, que seja solidário, tomando para si a sua função enquanto membros da sociedade e responsável pelo seu bom andamento.
          Cabe a todos nós brasileiros, construir um processo contínuo de diminuição da desigualdade social e de substituição da fome pela cidadania, para que todos nós possamos viver com esperança e paz.

Sylvio Cunha

 

SAMBA ENREDO                                                2004
Enredo     A Estácio é dez, o Brasil é mil e a fome é zero
Compositores     Marquinhos, da Latinha, Pedrinho, Julinho e Pinto

Vem vamos mudar
Acreditar, Ser brasileiro
O nosso país tem mais Brasis
Que o mundo inteiro
Fome nunca mais
Lá no Egito um faraó sonhou
Pão e circo em Roma
Pro povo a ilusão
Na França a revolução
Maria Antonieta a cabeça perdeu
A própria sorte dela se esqueceu

Oh! Deus Pai faz meu sol brilhar
A miséria corrói, faz chorar
Pobre olha pro céu, por caridade
Pede saúde e felicidade

Vida severina
Meu nordeste, meu sertão
Migalhas de sonhos
São deixadas pelo chão
Vamos dar as mãos,
Cidadania prá valer
Brasil, teu povo clama igualdade
Praticando a fraternidade
A fome vai ter fim
Gerando emprego, trabalho e amor
Rico estou!

Vermelho e branco é sedução
Prá ser sincero
Estácio é dez,
Brasil é mil e a fome é zero