FICHA TÉCNICA 2002

 

Carnavalesco     Roberto Szaniecki
Diretor de Carnaval     ..............................................................
Diretor de Harmonia     Marquinho Macumba
Diretor de Evolução     Marquinho Macumba
Diretor de Bateria     Marquinhos
Puxador de Samba Enredo     Serginho do Porto
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Peninnha & Elaine
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     Renata Monnier
Resp. Ala das Baianas     Alice Pereira
Resp. Ala das Crianças     Conceição

 

SINOPSE 2002

Nos braços do povo, na passarela do samba:
cinquenta anos de “O Dia”

Intenção do Enredo:

            Mostraremos o enredo na avenida, como se nós, a Estácio de Sá, fôssemos a cidade que vai ser retratada pelo jornal “O Dia”, e começaremos com a preparação desta edição. Mostraremos as rotativas imprimindo o jornal e viajaremos através de seus cadernos e notícias. Lembraremos que o O Dia é a voz do povo através do seu Jornal, de suas rádios e da internet. Seremos as notícias das páginas do jornal, que através de nossas alas informarão o público sobre nossa cidade e seus acontecimentos, as reivindicações do povo a respeito de sua cidadania, os fatos políticos, as variações da economia, as denúncias de corrupção, as cobranças aos políticos e as soluções práticas para o dia a dia; falaremos sobre esporte e lazer em nosso caderno de diversões. Mostraremos a moda, a cultura, o teatro e o cinema. E finalizaremos com a nossa Estácio na Avenida, trazendo o “O Dia” nos braços do povo, para comemorar os cinquenta anos deste grande jornal em nosso palco mais popular: a Passarela do Samba.
            E dessa forma simples e clara que levaremos nosso enredo para a Avenida; simples e clara como o é o próprio jornal, retrato de nossa gente.

Sinopse:

1° Setor: Cidade e Cidadania

            Hoje a Estácio faz notícia com o Jornal “O Dia”, mostraremos que somos bons de briga, lutamos e vibramos com o Rio de Janeiro.
            As rotativas imprimirão. as rádios falarão e, por fim, noticiarão através da Internet o dia a dia da nossa cidade.
            Seremos os jornalistas que denunciarão o quanto a nossa cidadania está fragilizada.
            “O Dia” como a voz dos anseios do povo, grita um “BASTA “para a impunidade, para os desmandos e o pouco caso para com a nossa gente. Até o “Viva Rio” aderiu a esse chamado e transformou o “BASTA”em bandeira.
            Denunciamos o descaso com a população de rua, os famintos, os excluídos da baixada, a poluição, e também, dizemos NÃO às armas.

2° Setor: “Política e Economia”

            Trazemos as notícias da política e da economia, somos formadores de opinião, denunciamos e apoiamos as lutas por um Rio melhor; pintamos a cara, fazemos passeatas e cobramos dos políticos uma postura de honestidade que deveria existir naturalmente, mas que infelizmente nem sempre há. Entra governo, sai governo e os buracos das obras não são tapados. A corrupção rola solta, mas estamos aqui para denunciar.
            E em se falando de dinheiro? O carioca, apesar de seu grande jogo de cintura, está sempre endividado.., E é aí que ajudamos com nossas dicas de como sair do buraco, como se proteger de tantos planos e arrochos que sempre fazem com que entremos pelo cano.
            E dá-lhe taxa de juros, e dá-lhe alta do dólar, desvalorização da moeda, prestação da casa própria, CPMF, UFIR, TR e tantos outros nomes que confundem o povo num “economês” que ninguém entende. Nosso interesse é informar o povo, falando a língua que o povo entende. Mostrar como preservar o bolso da população.

3° Setor: “Esportes e Lazer”

            Já “cobrimos” as notícias chatas de nossa cidade, já informamos as ditas “coisas importantes”, agora vamos nos divertir. E a diversão tradicional do carioca é a praia. E como não poderia deixar de ser tínhamos que inventar um esporte praiano, (além da velha e gostosa “pelada” na areia), daí surgiu o vôlei de praia que virou esporte olímpico! Sem contar com o tradicional surf, que faz de nossas praias um palco internacional aonde grandes feras vem se apresentar.
            Mas, nossa grande paixão é o Futebol. Rei dos esportes populares, com ele vibramos, torcemos, sofremos mas amamos em fanática admiração nossos grandes times que tantas glórias nos dão pelo mundo afora. Somos o País do Futebol e nós, cariocas, podemos nos orgulhar de possuir o maior dos palcos, nosso campo sagrado, o Maracanã.
            E temos que lembrar que o Maracanã não é só Futebol. Em seu complexo esportivo está o Célio de Barros, que se tornou parte do circuito internacional para Esportes Olímpicos.
            Com sua geografia privilegiada, repleta de praias e montanhas, o Rio apresenta uma grande diversidade de meios a serem explorados; seguir trilhas nas florestas e escalar paredões viraram boas pedidas para o lazer dos esportistas de fim-de-semana. E o lazer vira moda, como o passeio de ciclistas que se espalhou pelo país.
            E nossa informação vai além de garantir o lazer do carioca e noticiar sobre seu esporte favorito; mostramos os bastidores esportivos, as grandes figuras, os “vilões” de nossas decepções e os “mocinhos” de nossas conquistas, mostramos quem é quem no mundo dos esportes, e periodicamente elegemos o “Herói do Dia”.

4° Setor: “Moda, Arte e Cultura”

            O Rio cria moda, é vanguardista, lança estilos.
            Nas Artes e na Cultura, o carioca é antenado, curte um “mix”, dança em salão, sacode com o “funk”, vibra com o “Rock in Rio” e nós mostramos ao carioca onde e como se divertir, ao falarmos sobre teatro, televisão e cinema.
            Porém, hoje, a grande notícia é a nossa Estácio na Avenida; é o nosso Leão defendendo com garra a bandeira da tradição do Samba, mostrando que é bom de briga, com o “O Dia” na Avenida.
            Somos os jornalistas com a cara do Rio e acabamos de editar em nossas páginas “ao vivo”, o retrato sem retoques de uma cidade que, mesmo castigada, teima em ser maravilhosa assim como o é o seu povo. Esta é a nossa meta, seja como jornal, rádio, internet e, em um futuro muito próximo, também na TV.
            Somos a voz do carioca em nossas páginas, e é através delas que damos as mãos pelas nossas causas, ajudando nossa população, sempre com muita garra, seguindo a tradição dos grandes pioneiros deste grande jornal, que a cinquenta anos atrás já se mostrava um arauto popular E em seu formato moderno, em seu vanguardismo, totalmente colorido, reflete nossa cidade, com nuances obscuras que à luz da informação pode se tornar clara, e ver a vida com alegria e esperança de um dia se ter um mundo melhor.
            A maior e mais legítima “arma” do povo é a INFORMAÇÃO! Hoje, a Estácio é o “O Dia”. Bom de Samba e Bom de Briga.

Roberto Szaniecki

 

SAMBA ENREDO                                                2002
Enredo     Nos braços do Povo , na passarela do Samba ...... 50 anos de O Dia
Compositores     Edyr Carvalho, Zé Pezão, Zé Carlos e Fabinho Paz

Sou Estácio, meu samba é raiz
Vou nos braços do povo feliz
Sou internet, jornal, rádio da alegria
Com cinqüenta anos de "O DIA"

Hoje, sou a luz que te ilumina
Trago informação pra enriquecer, teu ser
A voz e o anseio deste povo
Meu samba é alerta pra você
Basta de tanta impunidade
Mostro a realidade
Pintando a cara, meu protesto te conduz
Eu quero postura de honestidade
De braços dados com a verdade
Na economia, indicar a direção
Na luta contra a inflação

Meu ataque é defesa... (Tênis e futebol)
E o vôlei, a pelada... (Num dia de sol)
Tem surfista e ciclista... (Em velocidade)
Com esporte e lazer... (Boto banca na cidade)

Eu sou "O DIA D", estou na moda
O meu estilo se renova
Com teatro, cinema e televisão
Sou carioca antenado, roqueiro sarado e fanqueiro de opinião
Vou curtindo dança de salão
Vai meu leão, com garra exaltar tua bandeira
Tão bela, na história pioneira
E faz nossa gente sonhar
Informação é arma pra se defender na vida
"O DIA" irreverente na avenida
É bom de samba e bom de briga