FICHA TÉCNICA 2012

 

Carnavalesco     Dellauhá Cammpos
Diretor de Carnaval     Renato da Silva Rios
Diretor de Harmonia     Wandinho
Diretor de Evolução     Wandinho
Diretor de Bateria     Mestre Márcio
Puxador de Samba Enredo     Rico Leopoldina
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Ricardinho Martins e Mônica Menezes
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Anderson Morango e Maittê Menezes
Resp. Comissão de Frente     Ricardo Silva
Resp. Ala das Baianas     Luis Carlos
Resp. Ala das Crianças     Miranda
Resp. Galeria de Velha Guarda     Jean

 

SINOPSE 2012

Minha alma canta... O Engenho da Rainha mostra.
"O orgulho de ser carioca"

Justificativa:

          Enredo inspirado na canção Samba o avião, é com muito prazer que retratamos a história de um povo que tem orgulho de ser quem são. Isso soma-se ao fato de fazer com que se torne incansável falar do Rio de Janeiro,cidade considerada completa,na visão dos filhos teus e os por ela adotados. Como a famosa “Cidade Maravilhosa”, uma junção perfeita entre cidade, cenário e um povo de uma simpatia sem igual.
          Não seremos mais uma agremiação á homenagear a cidade,mas sim uma agremiação a reverenciar a historia de um povo. Que apesar de sofrer com seus inúmeros problemas, sobrevive a tudo. Na visão da GRES Acadêmicos do Engenho da Rainha  um refrão  descreve bem este “ Povo Raçudo”.
          “Levanta...sacode a poeira e dá a volta por cima”
          E, é com muita garra,luta,amor que iremos  cantar  e mostrar “o orgulho de ser carioca”.Não nos importando se você é: - carioca da gema, carioca de coração, carioca de algum lugar do Brasil ou do exterior.
          Hoje  nosso maior objetivo é contagiar você com a sua própria história. E assim ir  em busca de mais um titulo. E principalmente soltar o nó preso na  garganta gritando:
          - É campeão!!!!!!!!!!

Sinopse:

 “Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar praia sem fim
Rio, você foi feito pra mim”.

                                                  (Tom Jobim)

          Vou te contar...
          Em versos descompassados por euforia
          Misturando prosa à poesia
          Como um trovador moderno
          Reverenciando um povo.
          Cujo a história tem inicio sob combate, eram corsários franceses a ludibriar  tamoios até a chegada de Estácio de Sá. E entre mortos, feridos e expulsos
          cravada entre mar e montanha em perfeita comunhão, nasce a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
          Ah! Esse povo “maneiro” desde o principio, recebeu em grande estilo a Corte Portuguesa que tatuou em ti, marcos eternos somados a tua beleza.
          O Theatro Municipal simboliza a arte que corre nas veias desses nativos. Na casa dos teus acervos, desvendam mistérios, ampliam horizontes, transformam utopias em realidade e vice-versa.
          No teu Jardim voltam a ser crianças, tuas imponentes palmeiras-imperiais, parecem até tocar o céu. Exuberantemente verde, tom sobre tom, tua Floresta és tua alma a olhos nus.
          E nesse clima tão tropical, essência chave carioca, um convite universal de causar inveja. Esse mar que te banha tem encantos...
          Onde a mulher cheia de graça e curvas divinais cruzam olhares aos homens sarados .Todos de corpos dourados a passear em teu famoso calçadão.
          Senhoras e Senhores, aplausos!!!
          O Astro Rei se despede, após abrilhantar mais um dia.
          Surge ela, a Dama da Noite.
          Musa-inspiradora do compositor, do poeta e do cantor, que nos palcos das noites cariocas te cantam.
          Oh! Lua... Teus boêmios te clamam! Tem malandros e cabrochas a sassaricar no salão. Sobre tua regência a Lapa não dorme.
          Ah! Meu Rio Carioca de tantos janeiros... Quando chega fevereiro, os filhos nascidos de tuas entranhas e os por ti adotados, despem- se da realidade se tornando personagens.
          São mascarados, pierrot, arlequins e colombinas à brincar teu carnaval.
          De repente ecoa no ar... GOOOOOOL!!!! Explodem as torcidas é, mais um clássico sem igual.
          Eita povo guerreiro, que tem Sebastião como padroeiro e São Jorge por devoção.Também não é pra menos, sobe escada, desce morro,é trem parando o tempo todo. É preciso muita Fé.
          Mas o carioca é assim, “RAÇUDO”, bate no peito e diz que é do subúrbio, transforma a adversidade em esperança, a desilusão em marcantes rimas e canções.
          Principal motivo pelo qual seu cotidiano foi parar nos grandes telões.
          Essa gente da Cidade Maravilhosa caminha ainda mais radiante, é o Rock in Rio “marcando a nostalgia”, as Olimpíadas, dando realidade aos sonhos da sua pátria. Selando aqui a paz entre as nações.
          Pudera esse povo brasileiro, que acolhe em si o mundo inteiro, como ensina o Cristo Redentor:
          “SEMPRE DE BRAÇOS ABERTOS”, ser palco de fatos eternamente marcado na historia do país.
          Hoje é carnaval e o G.R.E.S. Acadêmicos do Engenho da Rainha, rende-se aos encantos da sua cidade que reflete na “tua gente”.
          Deixando impresso no seu LIVRO-SÍMBOLO, palavras escritas pela emoção, onde...

Minha alma canta...
Engenho da Rainha mostra.
“O orgulho de ser Carioca”

“Humildemente conquistando meu espaço”.

Dellauhá Cammpos

Roteiro do Desfile:

Nome da Fantasia Nome da ala Descrição Responsável pela ala

Comissão de Frente: Do combate à fundação de terra de S.S.do Rio de Janeiro.
            Habitada por índios tamoios,a terra cobiçada por suas riqueza logo chama atenção dos corsários franceses que passam a ludibriar os nativos com mercadorias sem valor em troca de pedras,aves,artesanatos,etc.. Até a chegada de Estácio de Sá, que expulsa os corsários e funda a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Guardiões: Os anunciantes da chegada da corte Portuguesa
          Com função dúbia no desfile,os guardiões consolidam seu papel com traje a rigor e cornetas em punho “Anunciam a chegada da corte Portuguesa”. E somando ao nosso desfile traz em seus esplendores o letreiro apresentando a chegada da agremiação na avenida.

2° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Nobres Portugueses
            Representam a vinda da corte Portuguesa para a cidade de S.S. do Rio de Janeiro

1 Nativos com a arte a flor da pele   A vinda da corte traz consigo eternos marcos para a cidade como Theatro Municipal.Misturando há natividade da terra ao glamor de risos e lagrimas  
2 Teu acervo, minha sabedoria   Retratamos a  Biblioteca Nacional, dos teus acervos estabelece a formação de inúmeros cidadões  
3 Teu jardim,tua floresta um presente divinal   Sem duvida o Jardim Botânico não poderia  faltar  representada por suas famosas palmeiras- imperial e aproveitando o ensejo mostramos a diversidade da floresta da Tijuca.  
4 Praieiros Carioca   Praia ,sol e mar...palavras tipicamente carioca. A ala relata o carioca praieiro em uma época retro,porem como sempre descontraida .Afinal é carnaval!!!!  

Alegoria 1: Cenário de beleza sem igual
            A alegoria divide-se em dois momentos marcantes de um bom dia ensolarado no RJ.Se na ala anterior somos banhados pelo mar.Nesta alegoria complementamos o cenário, porque a alegria não consiste apenas dentro d’água.Na areia a curtição continua são mulheres de corpos dourados,guarda-sol colorindo o cenário,os trabalhadores da areia não pode faltar .E  é claro!- O famoso calçadão.E tudo isso sobre a ilustre presença do Astro rei o condutor do cenário.

5

A dama da noite

  Sobre a regência da noite a lua se apresenta.Para muitos a hora de dormir se aproxima.Mas para outros...  
6 Malandros e cabrochas á sassaricar no salão Passistas Pudera falar do carioca, sem a ilustre presença daquela malandragem!!!!  

1° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Mascarados à brincar no carnaval
           Quem sou eu? ou Quem é você? –Hoje não importa ,pois no palco da ilusão somos quem quisermos ser.

7

Boêmios da terra

Bateria Uma singela  homenagem aos compositores cariocas.. Uma tradução equilibrada da soma de inspiração + musicalidade = inesquecíveis canções Mestre Marcio
8

Nega Maluca

  Uma das primeiras opções qdo se fala em brincar carnaval seu sucesso inicia-se na década de 50. Inspirada na cena de uma negra de morro,com um filho no colo dentro de um bar acusando o malandro que jogava sinuca. O famoso: -”Toma que o filho é teu.”  

1° Tripé: A saudosa Lapa... Nunca dorme
  
          A magia da noite carioca,tem lugar certo símbolo nacional da mistura de ritmos,cultura e diversidade.Conhecida internacionalmente ambiente com a cara do carioca.

9

Gooooool.... independente do time a torcida do Engenho é pela paz

Baianas Futebol, uma paixão nacional.Nossos clubes encantam com seu jeito peculiar carioca de jogar. Quando a bola rola...o carioca enlouquece! Luis Carlos
10 A fé   Tendo como padroeiro São Sebastião e São Jorge por devoção o carioca  versátil,também explana sua fé contagiando a cidade nas procissões.  
11 Lá vai o trem   Como nem tudo é perfeito. O carioca também passa seus maus bocados e quando o trem para...é um tal de liga pro serviço,avisa a patroa....-”Meu Deus vou perder meu emprego.” Esta  ala representa esse fato que infelismente acontece prejudicando o cotidiano dessa gente  
12 Eu só quero é ser feliz   Quem não se lembra dessa frase na canção que marcou o funk carioca no mundo inteiro.  
13 Luz ,câmera e ações   Há quem diga,que a Hollywood Brasileira é aqui...nós temos certeza disso.Filmes que retratam a nossa gente,a nossa vida. Caminhamos contra ao vento mas estamos aí para o que der e o que vier.  
14 Rock in Rio.”O passado-presente nostálgico”   Duvido!!! você não lembrar desse refrão.
Oooooh!Oooooooh! Rock in Rio. Essa festa quando é lançada no calendário da cidade leva o país intero  a loucura. E o carioca mostra que sua cultura musical é muito mais ampla do que se possa imaginar.Ecléticos natos.
 
15 Rio 2016...realizando sonhos de uma  nação Crianças Para orgulho geral da nação, e orgulho carioca as Olimpíadas de 2016 sera aqui no Rio. A euforia já toma conta da cidade e ninguém melhor e puro para transmitir esse orgulho que nossas crianças. O futuro da nação. Miranda

2° Tripé: Sob teus pés me sinto acolhido
  
          Um povo que chora, sofre, padece, sai sem a convicta certeza de voltar. Mas sente-se protegido quando ergue seus olhos em uma direção e lá esta ele de braços abertos para te amparar nos fazendo apesar de tudo “Sorrir novamente”

16 Aquele abraço Velha Guarda Ah! meu Rio...quem te conhece não te esquece jamais. Aquele abraço,mostra que o Rio continua sendo e a nossa velha-guarda com charme e elegância finalizando nosso desfile com aquele jeito inconfundível de ser.Sorriso no rosto e alegria contagiante cartão de visita do carioca. Jean

 

SAMBA ENREDO                                                2012
Enredo     Minha alma canta... O Engenho da Rainha mostra. "O orgulho de ser carioca"
Compositores     Xandinho Nocera, André Filosofia, Marquinhos do Engenho, Abacaxi, Nando do Cavaco,  Serginho Jabaquara, Diley Machado e Walter Jr

Rio de Janeiro é poesia que embala o meu cantar
Traz em tua história
Um grande guerreiro: Estácio de Sá!
É obra prima emoldurada pelo Criador
Teu “povo maneiro”
Recebe o mundo inteiro
De braços abertos como o Redentor
No Municipal a arte entra em cena
Dos teus jardins bela infância em poema

É praia, é sol, clima tropical
Cenário de beleza sem igual
Na Lapa o reduto da boêmia
Até raiar o dia!

Rio de tantos janeiros
Quando chega fevereiro vira palco da ilusão
Num grito de gol a magia
Explode a alegria na multidão
A fé conduz o teu povo
Que desce o morro em busca da felicidade
“Raçudo” supera adversidades
Nas telas ao som das canções
No Rock in Rio a nostalgia
No esporte acolhe nações em plena harmonia
E hoje a nossa escola cheia de encantos mil
Exalta a Cidade Maravilhosa do Brasil!

Minha alma canta por você
Oh!meu Rio, meu viver
Com muito orgulho carioca eu sou
Engenho da Rainha é meu amor