FICHA TÉCNICA 2012

 

Carnavalesco     Marco Antonio
Diretor de Carnaval     Gustavo Barros
Diretor de Harmonia     Marcos, Marcelo e PC
Diretor de Evolução     Marcos, Marcelo e PC
Diretor de Bateria     Mestre Zumbi
Puxador de Samba Enredo     Serginho Gama
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Pedro Figueiredo e Paula Campos
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Fabio e Vanessa
Resp. Comissão de Frente     Victor Hugo
Resp. Ala das Baianas     Aline Beija Flor
Resp. Ala das Crianças     Sueli
Resp. Galeria de Velha Guarda     Cleonice

 

SINOPSE 2012

Simplesmente... Amor

Justificativa:

"Imenso amor, paixão, violenta acrescentando que talvez a definição já não coubesse bem ao atual sentimento da pessoa. Agora era uma adoração quieta e calada..."
                                                                                Machado de Assis

          O G.R.E.S. EM CIMA DA HORA, desfilará na avenida mostrando o desejo natural e incontido do ser humano de se relacionar.
          O amor e paixão serão retratados, em contextos de paquera, namoro, casamentos reais ou imaginários, baseados no afeto permanente ou no descompromisso sadio.
          Com o enredo, “SIMPLESMENTE...AMOR”, mostrará a busca da felicidade e outras emoções que se expandem e transbordam, que não se explicam nem se justificam, uma vez que, conforme Machado de Assis, a melhores definição de amor não vale um beijo.
          A proposta é acompanhar a arara, símbolo animal do amor, em uma breve viagem, ao longo de todos os tempos, para conferir de perto os acertos e estragos do amor.
          E a Em Cima da Hora, com seu amor e toda sua paixão, tem escrito uma trajetória de luta, colocando na avenida expectativas, sonhos, impressões, estratégias de expressão e aproximação, tal qual um coração apaixonando conquistando o seu alvo.

Sinopse:

          Falar do amor, sentimento intenso que aquece a alma!
          Sentimento que faz rir, chorar, acelerar e acalmar. Ah, o amor! Esse sentimento tão nobre que transcende os homens e por incrível que pareça chega aos animais, afinal como é belo ver o amor das Araras, este animal tão exótico e romântico contará essa linda história de amor para nós.
          Nossa arara é flechada por um cupido e assim inicia a nossa história...
          História essa começa num lindo jardim, onde já podemos ver o amor deste pássaro que desde seu primeiro acasalamento só tem um único parceiro e quando esse par se separa a arara começa a se mutilar e morre de AMOR!!!

Tudo pelo Amor!

          A primeira forma de amar foi divina, com o Criador do Mundo que semeou e nos ensinou amar o próximo. O Sagrado Coração do Filho de Deus nos é entregue como uma verdadeira prova de amor. Assim como o ar, o amor deveria estar presente em todos os lugares. Sem ele, ninguém consegue respirar. Muito menos, suspirar.
          Por diversas culturas encontramos deuses e anjos que protegem e preservam esse sentimento. Na Grécia "Eros", no Brasil "Cupido", esse ser alado que com seu arco e flecha vai seguindo pelo mundo. Esse ser especial que não vê diferenças, que não tem preconceitos, que conduz o homem e seus ideais. Na Grécia também vemos Afrodite que se tornou deusa protetora do amor, em seu reino tudo floresce recheado de amor que invade os corações apaixonados.
          Em Roma encontramos Vênus, exalando amor por onde passa recebia oferendas em forma de agradecimento e respeito. Chegando no Egito a Deusa Hathor sempre com a chama do amor, encanta seus súditos, uma mistura de mulher com cabeça de vaca.
          Na África, umas das maiores representações de amor, Oxum, a mãe das águas doces, rainha da beleza, guarda consigo os mistérios desse sentimento.

Provas de amor...

          Como Taj Mahal, a maior prova de amor do mundo, que o Imperador Shah Jahan mandou construir em memória da sua esposa que morreu ao dar a luz a seu filho. Como Romeu e Julieta, um dos maiores romances de William Shakespeare, onde o amor proibido de um casal acaba numa tragédia num pacto de suicídio do casal. Provas de Amor como Orfeu e Eurídice, uma tragédia grega nacionalizada por Vinicius de Morais. Amor como Maria Bonita e Lampião onde no sertão nordestino o casal lutou junto por suas idéias e deixou sua marca de amor nos registros nacionais.
          Também vemos prova de amor em O Guarani de Carlos Gomes , foi mais uma história de amor que entrou para sempre na lembrança das pessoas. O casal principal da ópera era formado por um índio e uma nobre. Peri e Ceci enfrentaram muitos obstáculos para conseguirem viver com plenitude o seu amor.

O Amor rompe fronteiras...

          O Sol e a Lua são laços de amor no universo, vagueiam pelo céu iluminando a Terra em busca de um dia se encontrarem e poderem viver finalmente sua linda história de amor.
          O amor ultrapassa os limites do sentimento carnal e sexual, o amor é acima de tudo amizade, companheirismo, lealdade. Várias são as formas de amor entre homens e mulheres, mães e filhos, amigos, irmãos. No amor não existe espaço para preconceitos. Homens, mulheres, gays, lésbicas. Somos todos um único povo, com convicções diferentes, mas um único povo, que nos amamos.
          Nos relacionamentos mais modernos, vemos corações solitários que atravessam madrugadas em frente a tela fria e impessoal de um computador. Internautas conectados a novas infovias da paquera e da sedução, amantes virtuais que transformam nicks, e-mails e gifs animados em artifícios de conquista. É o Amor Virtual!!!
          Lingeries provocantes, sessões de strip-tease, roupas minúsculas, perfumes afrodisíacos. Momentos de pecado, lábios carnudos, pernas dengosas, explosão dos sentidos, dos desejos, bocas, peles e cheiros... Ah os prazeres do amor!!!

Amor de Carnaval...

          No carnaval todos revelam suas fantasias. O Amor sempre presente na vida não poderia deixar de fazer parte da maior celebração: O Carnaval. O triângulo amoroso formado por Pierrô, Arlequim e Colombina mostra o romantismo deste triangulo, onde o Pierrô chora o roubo da Colombina, seu grande amor, pelo Arlequim.
          O coração da comunidade da Em Cima da Hora, deixou de ser vermelho e passou a ser azul e branco e vive em eterna folia com todo pureza e intensidade desse sentimento divino - o Amor.
          Para Cavalcante e o Morro da Primavera não existe amor maior do que o sentido pela Em Cima da Hora, tão grande que a Agremiação retribuirá com esta declaração de amor.
          A comunidade de Cavalcante não se abate pelas adversidades e clama a paixão pela escola de samba.

Marco Antonio

Roteiro de desfile:

Nome da Fantasia

Nome da Ala Descrição Chefe da Ala
Comissão de Frente: Arara eu sou...
          Num lindo jardim, podemos observar o mais puro amor.
O amor das araras, onde passa a viver sempre com um único par e quando esse morre, a arara se mutila e morre de amor!
1° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Amor singelo
          Representa o casal de pássaros que literalmente morrem de amor. É o amor singelo das araras.
01 Arara do amor   Representa a arara, símbolo maior do amor animal.  

1º Tripé: A lira
          Tripé representa o símbolo maior da  nossa agremiação, a lira.

02 Cupidos   Ala representa o cupido, um ser angelical, e travesso, que com suas flechadas, fazer corações se aproximarem do seu amor.  
1ª Alegoria (Abre-Alas): O templo do amor
          Alegoria representa, o templo maior do amor, onde deuses e anjos propagam o amor universal neste templo não se tem diferenças para o amor, nem a forma de amar os deuses. Deus, Oxalá e outros deuses de crenças diversas. O importante é propagar o amor.
03 Afrodite – a deusa do amor   Ala representa Afrodite, a deusa protetora do amor que na Grécia antiga, via seu reino florescer em amor, invadindo os corações apaixonados.  
04 Oxum Baianas Ala representa Oxum, que rege tudo que está ligado a sensualidade, sutileza, flerte, carinho. É o amor puro, maduro e sensível que ela propicia e alimenta nos homens fazendo-os serem mais românticos. Aline Beija-Flor

2º Tripé: A mãe das águas
          Tripé faz menção a Oxum, a Mãe das Águas, que guarda consigo os mistérios do sentimento amor.

05 Taj Mahal – a prova de amor do imperador   Ala representa o monumento Taj Mahal e a grande prova de amor do Imperador Shan Janan que mandou erguer tal monumento na Índia em homenagem a amada, que morreu ao dar a luz a seu filho.  
06 Uma história de amor no sertão   Ala representa a mais linda história de amor no sertão, Lampião, o rei do cangaço, tinha em Maria Bonita sua fortaleza. É o amor do sertão.  
07 Orfeu da Conceição   Ala representa o amor de Orfeu e Euridice, e quando Euridice morre Orfeu procura formas de contato com sua amada a qualquer custo.  
08 O Guarani   Ala representa a história de amor do índio Peri com Ceci. Que após enfrentarem tudo e todos conseguem viver de amor.  
09 O amor dos astros – Sol e Lua   Ala representa o amor do universo, onde o Sol a Lua vagueiam pelo céu iluminando a terra, procurando um dia se encontrarem.  
10 Prazeres de amar – fetiche passistas Lingeries provocantes, roupas minúsculas, perfumes afrodisíacos, momentos de pecado, lábios carnudos, explosão dos sentidos, dos desejos, prazeres de amor representados nesta ala.  
11 Bombons de amor bateria Para agradar alguém , usa-se da criatividade e se cria artifícios para declarações delicadas e inusitadas. Entram em cena os sedutores bombons. Mestre Zumbi
12 Amor sem preconceito   O amor ultrapassa os limites. Homens, mulheres, gays, lésbicas, somos todos um povo só, um único povo, que nos amamos.  
13 Amor maternal crianças Ala representa o amor mais puro e sincero, o amor da mãe para o filho. Com afeto, carinho, pureza. A mãe da ao seu filho o primeiro alimento. É o amor materno. Sueli

3º Tripé: Amor virtual
          Nos relacionamentos mais modernos o cupido visitou corações solitários que atravessam madrugadas em frente a tela do computador. Ele viu internautas conectados a novas infovias de paquera e sedução. É o amor virtual rompendo barreiras.

2° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Amor de carnaval
          Casal representa o maior par de amor do carnaval, Pierrô e Colombina, que vivem um triangulo amoroso com o Arlequim. Um amor empolgado, sincero.

14 Amor a Em Cima da Hora   Ala representa o amor a nossa agremiação, onde os componentes não se abatem pela adversidade e obstáculos e lutam com todo amor pela Em Cima da Hora.  
15 Amor ao carnaval   Ala representa o amor à festa do carnaval, onde o povo aguarda na expectativa uma grande festa de Momo.  
2ª Alegoria: É Carnaval
          Carro representa a maior festa do mundo, o carnaval. Carnaval onde casais se unem, amores se formam. É no carnaval que podemos ver o amor do componente pela agremiação. E viva o carnaval!!!
16 Compositores  Compositores Ala representa os compositores da agremiação.  
17 Velha Guarda  Velha Guarda Ala representa a Velha Guarda com componentes que já demonstraram todo o amor pela Em Cima da Hora. Cleonice

 

SAMBA ENREDO                                                2012
Enredo     Simplesmente... Amor
Compositores     Alexandre, Didi, Julinho, Julinho Cá, Pedrinho, Rui e Serginho Gama

O criador, fez surgir o universo
O amor do sagrado coração
Da natureza a mais sublime criação
Nas diversas culturas
Os deuses, anjos querubins
Cupido acertou em cheio meu coração
Afrodite deusa da paixão
Oxum, oh mãe das águas
Ilumine o imperador
Na maior prova de amor, a sua amada

Mais eu quero sonhar e sambar
O sol aquece o doce luar
História de uma linda paixão
E lágrimas de amor lá no sertão

Um abraço um sorriso
A importância de um amigo, brilha no olhar
Amor sem preconceito, é bom desse jeito
São varias as formas de amar
É o afeto de quem dá o seio
Ao primeiro anseio de alimentação
Tem sedução no carnaval
E no correio virtual
Conheci uma bela menina
Eu sou pierrô e ela é minha colombina

É hoje que o bicho vai pegar
Coração vai disparar...de amor!
A primavera vai sorrir, vamos aplaudir
Em Cima da Hora rumo a Sapucaí