FICHA TÉCNICA 2010

 

Carnavalesco     Sandro Gomes
Diretor de Carnaval     ...............................................................
Diretor de Harmonia     ...............................................................
Diretor de Evolução     .............................................................
Diretor de Bateria     ................................................................
Puxador de Samba Enredo     ................................................................
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................
Resp. Galeria de Velha Guarda     ................................................................

 

SINOPSE 2010

50 anos de história, assim conta minha senhora, Em Cima da Hora

Apresentação:

          Esse é um momento especial! É hora de olharmos para traz e vermos por tudo o que já passamos. Sem duvida, muitas tristezas e conflitos, mas felizmente, por inúmeros bons momentos, de alegrias, de vitorias e cumplicidade.
          É hora, mais do que nunca, de valorizar as amizades e os conhecimentos adquiridos aqui, uma tradição que se renova a cada ano, e que se depender da paixão da comunidade, jamais vai acabar.
          Assim respeitosamente convido a todos vocês para celebrar os meus 50 anos de história, contada por esta senhora, G.R.E.S. EM CIMA DA HORA.
          É com orgulho, garra, Vontade de vencer e determinação que o GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBAS EM CIMA DA HORA apresenta para o carnaval de 2010 o enredo: "50 ANOS DE HISTÓRIA, ASSIM CONTA MINHA SENHORA, EM CIMA DA HORA", com a tentativa de alcançar o seu objetivo de unir as forças dessa grande e competente comunidade de Cavalcante, em conquistar mais um titulo para esta agremiação.

Sinopse:

          G.R.E.S. Em Cima da Hora, foi fundada por alguns abnegados sambistas. Discussão vai, discussão vem, ideologias à parte, mas nenhuma conclusão quanto ao nome. Assim iam madrugada adentro, até que um deles, de repente, olha para o relógio e verifica: "Puxa vida, são três horas da manhã. Estou em cima da hora de chegar em casa". Riram-se todos. E assim com a anuência dos demais presentes, ficou decidido o nome da agremiação.
          Dois dos fundadores, Leleco e Baianinho, antes de morarem em Cavalcante foram crianças no Catumbi, onde existia um bloco com o nome de "Em Cima da Hora" (um dos primeiros do Rio de Janeiro). Quando rapazes, após fundarem com outros moradores de Cavalcante o bloco que inicialmente era conhecido como "Bloco do Leleco", nas cores verde e branco, resolveram dar o nome de "Em Cima da Hora" em homenagem a aquela agremiação já extinta. E em 15 de novembro de 1960 passou à Escola de Samba, batizada pela Portela, adotando as cores azul e branco e tendo como símbolo um relógio marcando três horas com uma lira ao fundo.
          A escola do subúrbio de Cavalcanti, que fica próximo a Cascadura e Inhaúma, fez uma trajetória bonita no carnaval carioca, com o seu 1º titulo: 1966 - "Missão artística francesa em 1816 - Debret", tendo figurado no grupo principal 7 vezes.
          Pertence também a escola os títulos , em 1968 - "Anita Garibaldi amor e revolução", em 1971 - "Este Rio que eu amo", em 1973 - 1º Estandarte de ouro "o saber poético da literatura de cordel", de baianinho, com melhor samba enredo.
          Pertence também a escola, o famoso compositor Baianinho, autor de inúmeros sucessos da MPB e João Severino, sambista dirigente que presidiu a agremiação durante anos, bem como durante muitos anos, a ela pertenceu o jornalista Sérgio Cabral. Numa dessas vezes em que desfilou no grupo principal cantou um dos melhores sambas enredos de todos os tempos, em 1976 - "Os sertões", de Edeor de Paula.
          1978 - "O samba e o embaixador", em 1981 - "Boi bumbá com abóbora", em 1984 - "33 destino Pedro ll" , 3º Estandarte de ouro, como melhor samba enredo, em 1988 - "samba - ô", em 1994 - "De frequência em frequência na cadencia do samba", em 2006 - "Festa dos deuses afro-brasileiros".
          Entre seus mais conhecidos admiradores podemos destacar: o carnavalesco Fernando Pamplona, os dançarinos Carlinhos de Jesus e Luiz Klebb e o Governador Sérgio Cabral Filho.
          É uma das escolas mais querida pela imprensa especializada em carnaval e também pela intelectualidade carioca. Dentre seus inúmeros troféus constam nada mais nada menos que 5 "Estandartes de Ouro", que um deles foi para o dançarino Carlinhos de Jesus e outro para alas das crianças.
          A vocês, componentes, presidentes, diretores, baianas, ritmistas, apaixonados e admiradores ,por opção de amor, não bastaria dizer, que não temos palavras para agradecer tudo isso. Mas é o que nos acontece agora, quando procuramos arduamente uma forma verbal de exprimir uma emoção impar. Uma emoção que jamais seria traduzida por palavras. Amamos vocês, G.R.E.S. EM CIMA DA HORA.

Sandro Gomes

 

SAMBA ENREDO                                                2010
Enredo     50 anos de história, assim conta minha senhora, Em Cima da Hora
Compositores     Ivani Ramos, Fábio Lourenço, Célio Marques e Frank

Em Cima da Hora
No meu relógio são 3 horas da manhã
Exclamou um grande fundador
O Leleco adotou e da águia guerreira
Eu herdei o manto azul e branco
E a fibra de um vencedor
Assim te encantei com as maravilhas de Debret
O amor e a revolução de Anita eu contei
Esse Rio que eu amo, eu brindei
Com literatura de cordel
Reluziu no seio no meu pavilhão
Uma constelação

Vi João se admirar
ao ver Carlinhos dançar
Bornay, Pamplona, Baianinho e Guará
Pagodiei nessa magia
Com Reinaldo e Jovelina

Mostrei com Edeor a vida no sertão
Das sete vezes que brilhei
Peguei carona com o 33
Cantei o sonho de Elymar
Fui jornalista e escritor
O meu menino até virou governador
Deuses afro brasileiros o axé do meu tesouro
Tenho cinco Estandartes de Ouro
Eu sei que ao me ver chegar
É delirante a emoção
Que acelera o coração

Sou cultura, amor e glória
Meio século de história
E o Morro da Primavera
Bate no peito e diz
Sou Cavalcante, sou raiz