Histórico

            O grande sonho de FRANCISCO MARIANO era fundar uma Escola de Samba em seu bairro natal Campo Grande e para concretizar a idéia convidou Vicente do Mangueiral e Cizinha do Cavaco seus amigos do GRES Boêmios de Inhauma, que com ele viabilizaram a parte documental.
          Após vieram vários amigos do bairro para fundação da agremiação: Ademir, Cadinho, Naudineia, Humberto,  Carlos Magno, Marclene, Sal, Mirian, Neném da CDD, Fátima, Kátia, Solange, Sargento, Nem, Jorge, Sueli e Lucia Mariano, Emerson, Seu Helinho, Biluda, Bruno e sua mãe Nilce, Paulo, Zé Luiz e Francisco Sales, Lurdinha e Andre, Pepsi, Dona Elizabete, Dona Vera, Edna e Isa, os irmãos Metralha Pitu, Tetéu e Titi e outros. Uniram-se ainda os compositores locais Dandão, Celsinho, Nirinho, Marisa, Walmir Paulo, João Tenente, Lucio, Jaci Campo Grande, Marcelinho do Cavaco, Nando da Ponte, Sóssa, Tuninho Legal, Zé Neguinho, Paulo Macaquinho, Jessé, Kaká, Galego, Ditão, Tiãozinho do Cavaco, Hogim, B.Jota e outros.
          A Delírio da Zona Oeste foi fundada em 9 de março de 1997 por Francisco Cezar Mariano. O sonho de criar uma escola ganhou força e a sede foi construída em 1999, na Avenida Dom Sebastião I, na Vila São João. A sua primeira quadra foi também em Campo Grande na Vila São João e atualmente está instalada na Rua Campo Grande nº 08 Campo Grande – RJ. É uma agremiação que durante esses anos se interage com a sua comunidade e a sua sobrevivência a ela se deve... Mesmo tão nova, a Delírio da Zona Oeste conta com uma madrinha de peso, a Beija-Flor. Para o diretor de eventos da escola de Nilópolis, o mérito é mesmo da comunidade. Os moradores de Campo Grande estão em festa desde que a escola passou em primeiro lugar na avaliação da AESCRJ no carnaval de 1999. A vitória é da comunidade que, através de festas, bingos, ensaios e doações do comércio conseguiu arrecadar recursos suficientes para mostrar ao júri o melhor em carros alegóricos e fantasias. Naldinéia Barcellos é uma das fundadoras e integrante da comissão de carnaval da escola, juntamente! com Fátima Cristina Correia.