FICHA TÉCNICA 2008

 

Carnavalesco     Lane Santana
Diretor de Carnaval     Marcos do Toldo
Diretor de Harmonia     Sérgio Lomoza
Diretor de Evolução     Sérgio Lomoza
Diretor de Bateria     Alexandre Brandão e Zumbi de Pilares
Puxador de Samba Enredo     José Paulo
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Antônio Carlos Lima Nunes (Peixinho) e Andréia Cristina Neves
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Sandro Avelar e Fernanda Love
Terceiro Casal de M.S. e P. B.     Wallace e Raíssa
Resp. Comissão de Frente     Jaime Aroxa
Resp. Ala das Baianas     Vera Nascimento e Vera Lima
Resp. Ala das Crianças     Maria Alice
Resp. Galeria de Velha Guarda     Seu Nicinho

 

SINOPSE 2008

De Santo Antônio de Sá ao Pólo Petroquímico, Itaboraí...
Uma terra abençoada!

Justificativa:

          Pedra Bonita Escondida na Água, fruto de sua profecia! Mágica, misteriosa, dela pode-se ver e saber tudo! É dessa encantadora lenda local da origem de Itaboraí, que a Caprichosos de Pilares apresenta na Avenida o seu enredo: “De Santo de Sá ao Pólo Petroquímico. Itaboraí, uma terra abençoada...”
          A Caprichosos de Pilares sob um encantamento transforma o índio – o dono da terra, num “arauto abençoado” que nos conta através dos poderes milagrosos do espelho d’água da “Fonte de Itaboraí” a rica história de sua terra abençoada. Nos conduz através dos tempos e nos mostra desde a origem e formação da terra, a chegada da fidalguia e a terra tornou-se então Santo Antonio de Sá, a riqueza do seu chão indo e vindo no movimentado Porto das Caixas, os mistérios de uma terra moldada no barro com seus caminhos traçados à evolução, uma terra de paz, onde um frei de bom coração é lembrado em forma de oração, a alegria da folia, do carnaval ao Pólo Petroquímico: um nobre futuro a conduzir, Itaboraí a força da “Nação”.
          É da história, da cultura, da poesia de Itaboraí – misturando lendas e mistérios, sonhos e desejos e o canto de amor à Escola que este enredo se torna abençoado. Na linha do tempo Itaboraí é um enredo construído a partir da geração espontânea de cada célula que se agrega e vai dando subsídios ao nascimento de uma estrutura depurada, consciente e sólida, isto é de uma memória cultural riquíssima – que o G.R.E.S. Caprichosos de Pilares, traz para o carnaval 2008 contemplando o saber e a riqueza; a imaginação e a beleza, de um dos Municípios fluminenses mais significativos do Brasil, Itaboraí.

Sinopse:

          Assim o tempo me ensinou: que de tudo que se avalia, segredo, mistério, magia. Índio como sou eu já pressentia... Vinha de uma pedra bonita escondida na água toda sabedoria. Bendita pedra que tudo podia, dela até palavras sagradas se ouvia: "abençoada seja esta terra". Predestinada, cumpriu o que se dizia de suas entranhas a "Fonte de Itaboraí" nasceria. E é no caminho das águas que tudo se inicia, Itaboraí é cria que semeia e procria o fruto de sua profecia.
          Desvendando sigo encantado, como um "arauto" abençoado que na folia chego pra dá o meu recado. Tamoio, tupi, são indígenas, que muito antes das estabelecidas sesmarias, povoavam Itaboraí. Estendendo nossos olhares além daqui, a colonização. Era português, francês, numa só invasão, tudo de olho no nosso torrão.
          Recordo a tradição, que no sopro do vento esses homens aqui chegaram com um novo procedimento. E o nosso encantamento? Como hei de ficar? A "Fonte de Itaboraí" passou a se chamar Santo Antonio de Sá, em nome dos fidalgos portugueses que acabaram de chegar.
          Um curato jesuítico ditava o sermão: criar aldeamentos é o primeiro passo à nossa ocupação. Pois lhe digo: que não narro de memória, mas sim por ter vivido ao longo dessa História. Sou o índio, que na formação dessa terra fiquei entre a paz e a guerra.
          Engenhos, Capelas, Fazendas. Fé e trabalho se abrem como fendas, num prodigioso acadar, plantaram a cana-de-açúcar como doce ao seu paladar. Extensos canaviais: eram muitos, eram tantos que nem dá pra precisar. Mas aqui fica a certeza de que a exportação dessa "natureza" fez Itaboraí prosperar.
          Plantar, colher e exportar. Num vai-e-vem que parecia não acabar; na época, Itaboraí era o celeiro: o maior empório comercial da cidade do Rio de Janeiro. Agora tudo se encaixa, era de lá, do Porto das Caixas que partiam os produtos para além-mar.
          Na benção seu caminho foi traçado. Itaboraí ergue-se da terra, modula-se no barro, adornada segue sem pecado. Lança-se no tempo como ninguém viu: ferrovias, fábricas, olarias. Desde então, já se via em seu solo varonil uma rica produção de telhas, tijolos e até cerâmica à construção civil.
          De um jeito ou de outro é indígena a herança de seu povo. Neste sentido, procede que Itaboraí tem lá os seus mistérios. Tal segredo vem do calcário; da terra, descobriu-se um sítio paleontológico: fosseis e artefatos de um povo muito distante. E não faltou comentário, a cerca de um parecer datário, como fonte de estudo de cientistas e universitários.
          Terra abençoada! Que daqui do espelho d'água vejo como é bela e delicada. E por tudo que Deus criou: a água, a terra, o fogo e o ar. Itaboraí de sua "Fonte" sempre os valorizou...
          Mas Itaboraí vai além. De sua terra provém um santo, que por ela caminhou lavando as dores e enxugando o pranto. Antônio de Sant`Anna Galvão que, aqui, em romaria é lembrado em canto e oração.
          Essa mistura não se deu à toa. Itaboraí exalta dessa terra boa, a fé e a magia. Traz dos "céus" a estrela guia e mostra na Avenida o cortejo da folia. E nos caminhos da alegria, como não podia faltar, tem manifestação da cultura popular. Vem da festa da laranja a sua forte simbologia, representada pela vida que a todos contagia, é a ligação entre a terra e o seu povo em harmonia.
          Ergue sua pedra, que fora escondida e, agora não mais. Singela, como um aceno na beira do cais, nasce de sua profecia, caprichosamente, um samba de paz.
          Marca a esperança como fruto de sua bonança e na certeza de que no futuro o melhor está por vir, Itaboraí se faz "Nação". Pólo petroquímico, novos ciclos econômicos, tudo que vem de ti, aqui, se mostra em ação e, nos encanta como fonte de sua "Criação".
          Vem brincar! A Caprichosos de Pilares se veste de Itaboraí nesse carnaval. Nessa alegria, sem igual, vem sambar. Para te homenagear, vem também o Marquês de Sapucaí e o Visconde de Itaboraí e desse eu não preciso nem falar, o seu nome já diz o quanto lhe é familiar.
          Na linha do tempo eu me achei e, na Avenida, minha linda Itaboraí, eu te abraçarei. E tão logo que pra "Fonte" eu voltarei, levarei comigo a certeza de quanto tu és iluminada e que para sempre serás a nossa terra abençoada.

Carnavalesco: Lane Santana
Pesquisa e texto: Marcos Roza

Roteiro do desfile:

 

1º Setor: A fonte de Itaboraí

Nome da Fantasia

Nome da ala

descrição

Responsável pela ala

 

Os Donos da Terra

Comissão de Frente

A tradição indígena da formação da terra de Itaboraí

Jaime Aroxa

1º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: O passar do tempo
          O tempo, através do qual o índio de Itaboraí, viaja até os dias de hoje para revelar na avenida os mistérios, desta terra.

1ª Alegoria: Fonte de Itaboraí
          Mágica e misteriosa! dela, através das pedras de quartzo e do magnífico espelho d'água, pode se ver e saber tudo! Encantada a Caprichosos de Pilares apresenta no carro abre-alas esta lenda local da origem de Itaboraí. E da pedra escondida na água, transforma o índio – dono da terra, num “arauto abençoado” que nos revela na Avenida a rica história de sua terra abençoada.
Principais destaques: O pajé

1

Água da Fonte

Comunidade

A água que purificou e abençoou o povo indígena de Itaboraí – os donos da terra. Água com poder de cura e transformação.

Escola

2

Pedra Bonita

 

A origem de Itaboraí: que num encantamento o índio abençoado, através do espelho d`água, teve o merecimento da mágica visão do passado, do presente e do futuro.

Glória

3

Índios Tupis

 

Filhos da mãe-terra, os primeiros habitantes de Itaboraí, que buscam na nascente – Fonte de Itaboraí – a benção da reluzente pedra de quartzo escondida na água.

Álvaro

4

Portugueses

Comunidade

A tradição, que no sopro do vento esses homens aqui chegaram com um novo procedimento e Itaboraí passou a se chamar Santo Antonio de Sá.

Escola

5

Influência Européia em Terras Tropicas

Ala das Baianas

O marco histórico da colonização européia na cultura brasileira

Vera Nascimento

6

Aliança entre Índios Tamoios e Franceses

 

Os índios tamoios aliados aos franceses formaram a Confederação dos Tamoios (1555-1565) e ameaçaram o povoamento português das capitanias do sul.

Dona Maria

2º Setor: Porto das Caixas

7

Ciclo da Cana

Comunidade

Os extensos canaviais de que a exportação dessa “natureza” fez Itaboraí prosperar do Porto das Caixas para além-mar.

Escola

2ª Alegoria: Porto das Caixas
          Movimentado porto fluvial, de onde se escoava toda a produção agrícola local e das regiões próximas: era o açúcar exportado em caixas, daí resultando o nome do porto. Por essa época, era Itaboraí o celeiro do Rio de Janeiro e o maior empório comercial da Província.
Principais destaques: Novo Dono das Terras

8

Ciclo do Café

Comunidade

A expansão cafeeira – das pequenas plantações nas vizinhanças da corte, entre 1810 e 1820, tornaram-se uma referência de monocultura exportadora em Itaboraí.

Escola

 

Caprichosos de Pilares

Rainha da Bateria

A riqueza da terra de Itaboraí encanta Pilares.

Escola

9

Prosperidade do Porto

Bateria

Plantar, colher e exportar. Num vai-e-vem que parecia não acabar; na época, Itaboraí era o celeiro: o maior empório comercial da cidade do Rio de Janeiro.

Mestre Zumbi de Pilares

10

Exuberância da Região

Ala de Passistas

A extração da riqueza da exuberante terra de Itaboraí.

Escola

11

Mercadores Viajantes

 

A movimentação do porto fluvial, de onde se escoava toda a produção agrícola local: exportado em caixas, daí o nome do Porto das Caixas.

Marcos e Alcir

12

Ciclo da Laranja

Comunidade

O ciclo de riqueza que num pomar de rica leveza, que na cor trazia a lembrança de infinitos corais. Bendito fruto de extensos laranjais, que em flor exalava no ar o doce de seu sabor.

Escola

13

Senhores da Terra

Velha Guarda

Os latifundiários, fazendeiros das terras de Itaboraí.

Seu Nicinho

3º Setor: Itaboraí: erguida da terra e moldada no barro

14

Artesanato em Barro

Comunidade

A terra vermelha que gerou a atividade mais antiga e mais significativa da região de Itaboraí: a arte da produção da cerâmica.

Escola

3ª Alegoria: Itaboraí: erguida da terra e moldada no barro
          A atividade mais antiga e mais significativa de Itaboraí: a produção do barro. A exploração da argila para a fabricação de utensílios no Município tem 17 origem remota, pois os povos primitivos que habitavam a região antes da chegada dos europeus já dominavam a técnica da fabricação de cerâmicas... Num caminho traçado á evolução são olarias, artesanatos em barro. Que na alegoria 3 vem representado por um grande jarro de barro formado por corpos humanos numa evolução coreografada.
Principais destaques: Moldada da Terra

15

Artefatos arqueológicos

Comunidade

Os mistérios de Itaboraí. Tal segredo vem do calcário; da terra, descobriu-se um sítio paleontológico: fosseis e artefatos de um povo muito distante.

Escola

16

A Harmonia entre os Elementos da Natureza – Terra

Ala das Crianças

A visão mágica através do espelho d'água que revela como Itaboraí é bela e delicada. E por tudo aquilo que Deus criou: a água, a terra, o fogo e o ar. Itaboraí de sua “Fonte” sempre os valorizou...

Maria Alice

17

A Harmonia entre os Elementos da Natureza – Fogo

Comunidade

A visão mágica através do espelho d'água que revela como Itaboraí é bela e delicada. E por tudo aquilo que Deus criou: a água, a terra, o fogo e o ar. Itaboraí de sua “Fonte” sempre os valorizou...

Escola

18

A Harmonia entre os Elementos da Natureza – Água

Comunidade

A visão mágica através do espelho d'água que revela como Itaboraí é bela e delicada. E por tudo aquilo que Deus criou: a água, a terra, o fogo e o ar. Itaboraí de sua “Fonte” sempre os valorizou...

Escola

19

A Harmonia entre os Elementos da Natureza – Ar

Comunidade

A visão mágica através do espelho d'água que revela como Itaboraí é bela e delicada. E por tudo aquilo que Deus criou: a água, a terra, o fogo e o ar. Itaboraí de sua “Fonte” sempre os valorizou...

Escola

4º Setor:  Em forma de oração, Itaboraí a terra dos milagres...

2º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: A ligação entre a Terra e o Divino
          Terra Abençoada

20

Freis do Convento

 

A tradição religiosa do Município de Itaboraí.

Sérgio

21

Presença do Divino

Comunidade

A terra abençoada que provém um santo, que por ela caminhou lavando as dores e enxugando o pranto.

Escola

22

Cortejo da Folia

 

A referencia folclórica de Itaboraí. Que aqui é apresentado na folia do cortejo dos três reis magos.

Nadir

4ª Alegoria: A romaria da fé
          O imediatismo religioso de centenas de fiéis que para Itaboraí, nos 70, iam em romarias em busca da benção divina. Durante esses anos Porto das Caixas entre para História de Itaboraí como “Porto Abençoado”, de presença divina da terra dos milagres.
Principais destaques: Mensageiro da paz

3º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: A Estrela Guia
          A fé e a magia das folias de reis de Itaboraí.

5º Setor:  O pólo petroquímico a reluzir o futuro de Itaboraí

23

Pierrô

 

A Caprichosos de Pilares se veste de Itaboraí nesse carnaval. E dessa alegria, sem igual, vem pra te homenagear pierrôs.

Diva

24

Colombinas

Comunidade

A Caprichosos de Pilares se veste de Itaboraí nesse carnaval. E dessa alegria, sem igual, vem pra te homenagear colombinas.

Escola

25

Arlequim

Comunidade

A Caprichosos de Pilares se veste de Itaboraí nesse carnaval. E dessa alegria, sem igual, vem pra te homenagear arlequins.

Escola

26

Capacitação Profissional

 

O desenvolvimento econômico e profissional à geração de renda da população de Itaboraí.

Cosme

27

Pólo Petroquímico

Comunidade

A esperança como fruto da bonança e a certeza de que no futuro o melhor está por vir, Itaboraí cresce de Santo Antônio de Sá ao Pólo petroquímico – novos ciclos econômicos, tudo que vem de ti, aqui, se mostra em ação e, nos encanta como fonte de sua “Criação”.

Escola

5ª Alegoria: Pólo petroquímico a reluzir
          Um nobre futuro a conduzir... Um projeto sócio-econômico que visa gerar efeitos multiplicadores que acentuem sobremaneira o caráter germinativo em termos de melhor qualidade de vida aos itaboraienses.
Principais destaques Derivados do Petróleo

28

 

Departamento Feminino

 

Vânia Morgado

29

Canto de Pilares

 

Ala dos Compositores

Jorge 101

Bibliografia:

  • CALDEIRA, Jorge at alii. Viagem pela História do Brasil, São Paulo, Companhia das Letras, 1997. RIBEIRO, Berta. O índio na História do Brasil, São Paulo, Global, 1983.

  • FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – FIRJAN. Agenda Brasil 2005 – temas prioritários. Rio de Janeiro. 2005.

  • FUNDAÇÃO CENTRO DE INFORMAÇÕES E DADOS DO RIO DE JANEIRO (CIDE). Anuário Estatístico do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: CIDE, 2005

  • _________. Indicadores Financeiros, Rio de Janeiro, 2005.

  • _________. Índice de Qualidade dos Municípios – Carência, Rio de Janeiro, CIDE, 2005.

  • _________. Índice de Qualidade dos Municípios – Necessidades Habitacionais, Rio de Janeiro, CIDE, 2005.

  • _________. Índice de Qualidade dos Municípios – Verde II, Rio de Janeiro, CIDE, 2005.

  • _________. Índice de Qualidade dos Municípios – Verde, Rio de Janeiro, CIDE, 2005.

  • _________. IQM: Índice de Qualidade dos Municípios, Rio de Janeiro, CIDE, 2005.

  • INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico – 2000 – Característica da População e dos Domicílios. Rio de Janeiro, 2000.

  • _________. Enciclopédia dos Municípios Brasileiros. Rio de Janeiro, 1959.

  • _________. Pesquisa Nacional de Saneamento Básico: 2004. IBGE, Rio de Janeiro, 2004.

  • _________. Perfil dos Municípios Brasileiros: Pesquisa de Informações básicas municipais 1999. Rio de Janeiro, IBGE, 2003.

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. DATASUS – 2005

  • NOVA REALIDADE DE ITABORAÍ: Jornal O GLOBO, Jornal do Commercio, Gazeta Mercantil, Jornal O DIA.

  • PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABORAÍ – SEMFA. Prestação de Contas dos Exercícios de 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005.

  • SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Diretrizes para o Desenvolvimento da Região Noroeste Fluminense, Rio de Janeiro, maio 2005.

 

SAMBA ENREDO                                                2008

Enredo

    De Santo Antônio de Sá ao Pólo Petroquímico, Itaboraí... Uma terra abençoada!

Compositores

    Aurélio Proença, Paulo Aparício, Mário Gordo, Júlio Martins e Paulo Bispo

Índio eu sou!
E vou revelar na Avenida
A "fonte de Itaboraí"
Vem da Pedra Bonita na água escondida
Com a fidalguia a chegar
Tornou-se então Santo Antônio de Sá
Na formação da terra
Vivi entre a paz e a guerra...
Plantar, colher, cana-de-açúcar... prosperar
No Porto das Caixas exportar

Erguida da terra, moldada no barro
Caminho traçado à evolução
Itaboraí: perfil do teu povo
Vem nos segredos encontrados neste chão

Do espelho d`água vejo a beleza
Abençoada natureza
O frei de bom coração
É lembrado em forma de oração
No cortejo da folia a estrela me guia
À pedra que não se esconde mais
Da sua profecia, nasce um samba de paz
Do Pólo Petroquímico vai reluzir
Nobre futuro a conduzir
Itaboraí , a força da nação
No carnaval eu me achei
Na linha do tempo, senhor da razão

Caprichosos quer voltar!
Pra fazer Pilares cantar mais feliz
E beber da "fonte" outra vez!!!
Com "Visconde" e o "Marquês"
Abençoada seja Itaboraí!