FICHA TÉCNICA 2002

 

Carnavalesco     Jaime Cezário
Diretor de Carnaval     Paulo Maurício Gomes
Diretor de Harmonia     Chopp (Sidney Machado)
Diretor de Evolução     Chopp (Sidney Machado)
Diretor de Bateria     Paulo Renato
Puxador de Samba Enredo     Jackson Martins
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Robson Sensação & Ana Paula
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Luis Augusto Felipe & Monique Liese
Resp. Comissão de Frente     Oswald Barry
Resp. Ala das Baianas     Tia Ziláh Reis
Resp. Ala das Crianças     Não Possui Ala de Crianças

 

SINOPSE 2002

Deu pra ti alto astral! Tô com Porto Alegre, trilegal!

               Em pleno verão, o sol brilhava no horizonte, transformando em ouro o leito do rio Guaíba. Maravilhado por essa visão paradisíaca, encontrava-se um jovem absorvido por pensamentos e várias indagações, aparentemente sem respostas.
               Este jovem era descendente de antigas tribos Guaranis que habitaram a região, mas miscigenado com o europeu, numa típica mistura que faz parte da condição de ser brasileiro, mas que aqui deu origem ao povo gaúcho...
               O pôr do sol, nas margens do Guaíba emoldurava uma visão do próprio paraíso...
               Presenciando esse cenário, o jovem começa a se perguntar o que teria passado nessas terras até se formar a GRANDE PORTO ALEGRE. Decide, então, em busca das respostas, acompanhar as atividades cívicas programadas pelos grupos escolares para a semana que antecede a festa comemorativa dos 230 anos de fundação da cidade. Como um verdadeiro pesquisador, inicia um mergulho nos registros da história, com a colaboração dos mestres que o ajudarão nessa tarefa.
               O ponto de partida são as tribos Guaranis que habitaram a região muito antes que qualquer colono açoriano, alemão, polonês ou italiano sonhasse vir para cá. Grande número desses índios foram dizimados pelos portugueses e espanhóis, deixando as terras pouco povoadas, até os idos de 1735, quando um aventureiro português decidiu fixar-se por aqui com sua família.
               O jovem gaúcho achou curioso o primeiro nome dado a essas terras... VIAMÃO... Depois, Porto dos Casais. Em 1772, com o crescimento da cidade, houve então a separação de Viamão, tornando-se município chamado de Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre, um nome de santa, seguindo a tradição católica portuguesa. Para depois, se tornar Porto Alegre.
               Depois de relembrar todos esses nomes e as suas origens, procurou saber até que ponto a cidade esteve envolvida com a Guerra dos Farrapos. Verdadeiramente, não aconteceram batalhas importantes na região de Porto Alegre, que era a capital e se manteve leal ao governo central recebendo o título de "MUI LEAL E VALOROSA".
               Essas artimanhas políticas, característica de um povo extremamente politizado, fascinava o jovem. Sentiu orgulho desse povo ao relembrar que, por aqui, a escravidão foi abolida antes mesmo que o resto do Brasil tomasse essa decisão histórica. TRILEGAL PORTO ALEGRE!
Continuando a admirar esses fatos políticos, é tomado por fortes emoções, ao lembrar que Getúlio Vargas partiu daqui, em 1930, disposto a preparar o país para ingressar na era industrial. É por isso que o gaúcho tem fama de homem forte, decidido. Quantas coisas aconteceram aqui, e não faz muito tempo...
               Invadido por esses pensamentos, fica orgulhoso em ver como a cidade, apesar do passar dos anos, preserva seus costumes através dos centros de tradições gaúchas. É assim mesmo! Temos que valorizar nossos costumes... É importante valorizar o chimarrão, os trajes típicos, como a bombacha, as crendices, as lindas e sedutoras prendas, as histórias, as lendas, as danças, pois, afinal, são costumes que devem ser lembrados, preferencialmente enquanto se saboreia o tradicional churrasco...
               Dirigindo-se, então, a uma das Escolas, encontra uma exposição de murais com obras do poeta Mário Quintana, destacando-se poemas dedicados à cidade de Porto Alegre. Impressionado como tamanha declaração de amor, o jovem viaja na suavidade das poesias.
               Numa outra sala, foi montada uma aparelhagem de som para executar músicas de vários e importantes cantores, músicos e compositores gaúchos, e as mais executadas foram as sentimentais músicas de Lupicínio Rodrigues, da inesquecível Elis Regina e o regionalismo da música de Teixeirinha. Nossa como Porto Alegre enriquece a cultura brasileira com suas figuras importantes!                Lamentavelmente, os citados não estão mais aqui, mas as suas obras continuam eternas...
               Uma aula prática de visitação aos principais pontos turísticos da cidade, foi realizada para todos poderem admirar as belezas que a capital gaúcha conserva, entre ruas e modernas Avenidas, Praças, Museus, Igrejas, Centros Culturais, enfim, todo o requinte da arquitetura e belezas naturais, podendo-se citar, ainda, a gostosa agitação do Brique da Redenção, a badalação do Bom Fim, e a variada programação cultural na Usina do Gasômetro.
               O melhor e mais romântico do passeio foi deixado para o entardecer, quando o sol começa a se pôr no horizonte, e sem nenhum bairrismo, o jovem pergunta silenciosamente: Existirá no mundo pôr do sol mais lindo do que esse visto do Guaíba?
               Comparativamente com o Laçador, símbolo do gaúcho, que também se encontra na cidade, sem sombra de dúvida, o pôr do sol no Guaíba é um dos cartões postais de Porto Alegre e sem sombra de duvida o seu símbolo maior.
               Encerrando essa aula prática, passando pelos estádios do BEIRA RIO, propriedade do Internacional e do Olímpico que é do Grêmio, presencia uma calorosa discussão sobre quem é o melhor ou o maior no futebol gaúcho. Todos demonstravam forte emoção. Olhos brilhantes de uns, defendendo o vermelho do Internacional, e outros o azul do Grêmio. É curiosa essa questão da paixão popular. Não tem limites nem fronteiras. Acaba descobrindo, então, que o Carnaval também instiga o imaginário do povo, representado pelo vermelho dos Imperadores do Samba, e o azul, dos Bambas da Orgia. O vermelho e o azul representam, aqui, duas das mais tradicionais Escolas de Samba da Cidade, que possui um carnaval de grande animação desde a época em que se podia viajar nos bondes de tração animal, e o sucesso e a empolgação ficavam por conta das grandes sociedades, com destaque para ESMERALDA e VENEZIANOS.
               O jovem fica imaginando, então, se além dessas, existiria outra razão capaz de motivar pessoas com paixões diferentes para abandonarem as suas rivalidades e passarem a ter o mesmo sentimento, e achou a resposta rapidamente: A paixão em comum por Nossa Senhora dos Navegantes.
No dia 02 de fevereiro de cada ano, independentemente das correntes e paixões, todos se unem e, irmanados, participam de sua procissão terrestre-fluvial, fazendo toda Porto Alegre se unir na mesma fé diante da sua Santa de devoção.
               Todos esses fatos explicam porque desde muito cedo o jovem começou a amar a sua cidade, mas nunca imaginou que ela pudesse ter tantas coisas maravilhosas como essas que presenciou e lembrou. Hoje ela está preste a completar "230 anos" e o que ela está realizando para continuar sendo uma região de atração no Brasil? Hoje, Porto Alegre lembra Adriana Calcanhoto, Kleiton e Kledir, João Gilberto Noll, Luis Fernando Veríssimo, Caio Fernandes Abreu, expoentes da cultura nacional, sem esquecer a beleza da internacional Ieda Maria Vargas.
               Atualmente, Porto Alegre, na área econômica, é o principal centro do comércio com relação ao MERCOSUL. Na área cultural é um importante pólo de teatro, cinema, literatura e música.
Porto Alegre encanta quanto mais você a conhece, e enche de orgulho os seus cidadãos, especialmente o jovem gaúcho que não imaginava que o motivo do seu amor tinha razão de ser.
Ficamos felizes pelo que você é, Porto Alegre! E declaramos de todo coração: O Sul é nossa terra e esta é a cidade que amamos. Parabéns Porto Alegre!
               Deu pra ti alto astral! Tô com Porto Alegre, trilegal!

Este enredo foi desenvolvido por: Jaime Cezário (Carnavalesco)
E contou com a colaboração dos pesquisadores gaúchos: Sergio Peixoto e Guaraci Feijó

 

SAMBA ENREDO                                                2002
Enredo     Deu pra ti alto astral! Tô com Porto Alegre, trilegal!
Compositores     Mazarim e André Fullgás

Vem amor
Eu sou Porto Alegre na avenida
Índio jovem vim do sul. Paraíso céu azul
Vou cantando a minha vida
Eu te chamei primeiro Porto dos Casais
Troquei fiquei prosa
Na guerra eu fui mui leal e valorosa
Liberta irmão essa escravidão
Eu sou orgulho da nação

Getulio é macho é firme é forte ! Amei !
Sou gaúcho e tenho sorte ! Eu sei !
De bombacha e chimarrão sou alto astral
Sou sedução sou trialegre e trilegal

Chora ! O poeta hoje chora
Ao fazer o poema que tchê faz ser assim
Tchê lembro canções de tantas paixões
Eterno canto de amor
Guaíba e o meu por do sol
Beleza que meu Deus pintou
Gostosa, linda e cultural ! Fácil de adorar
Sou eu ! Sou o Grenal que faz o chão vibrar
Sou a paixão no jeito de gritar ! Eu sou a voz do povo
Imperador ! O teu vermelho traz feliz cidade
O meu azul é bamba de verdade ! Me faz vibrar de novo !
Eu posso até me declarar !
A Caprichosos vai te conquistar !

Gauchei ! Caprichei ! Tô que tô
Parabéns p'rá você meu amor
Bate forte o meu peito varonil
Sou Caprichosos ! Porto Alegre do Brasil