FICHA TÉCNICA 2000

 

Carnavalesco     Etevaldo Brandão
Diretor de Carnaval     Luiz Fernando Reis
Diretor de Harmonia     Paulo Maurício
Diretor de Evolução     Paulo Maurício
Diretor de Bateria     Alexandre Reis
Puxador de Samba Enredo     Jackson Marins
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Antônio Carlos Lima Nunes (Peixinho) e Marcella Alves
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Luiz Augusto Felipe e Denadir da Silva Inocêncio
Resp. Comissão de Frente     Jerônimo
Resp. Ala das Baianas     Dona Zilah
Resp. Ala das Crianças     ................................................................

 

SINOPSE 2000

Brasil, teu espírito é santo

Introdução:

                Com a responsabilidade de uma nação prestes a completar seus primeiros 500 anos de luta ininterrupta para manter o clima de fraternidade mundial, o Brasil oferecerá às Nações amigas, por ocasião dos festejos da Comemoração dos 500 anos do descobrimento , o maior espetáculo que o Mundo Moderno poderá realizar, coincidentemente durante o período de festividades pela passagem do milênio.
                Certamente as Escolas de Samba do Grupo Especial, parte significativa do evento que atrairá atenções, devido as suas responsabilidades sócio-culturais, grandiosidade, será registrada na Memória dos Povos.
E a Caprichosos de Pilares, escola de vanguarda, sempre atuante nesses movimentos artísticos, como já demonstrou dedicando um enredo clamando pelas "Diretas Já" fato que mereceu destaque na capa de uma grande revista, associa-se a esse projeto com o limite da sua criatividade e irreverência, suas principais características.
                E apoiados na "sabedoria - popular", que desde tempos imemoriais afirma que Deus é Brasileiro, então, somente o Brasil possui um Espírito Santo. Essa verdade é incontestável, e se for considerado pelos fenômenos naturais enfrentados por todos os povos, alguns em escala catastrófica, exceto aqui no Brasil, nada mais justo e oportuno do que relembrar, durante as Comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, que o nosso país supera as maiores adversidades, até mesmo crises políticas com a intensidade das acontecidas nos anos de 1961 até 1992.
                Em qualquer outro lugar do mundo, principalmente depois que ocorreu a enorme transformação da sociedade, na 2ª metade do século, influenciada pelo surgimento da Jovem Guarda, Bossa Nova, e o Movimento Hippie, esse último mais recentemente, que tinha como lema: "Nada a acrescentar! Só falaremos agora em diante de um espelho e na ausência das testemunhas". Nessas condições, dificilmente um movimento político, com características e complexidade do ocorrido no país no período de 1961/1964, seria encerrado sem choro e lamentações.
                O enredo para o Carnaval 2000 focalizará alguns desses episódios, sem qualquer obrigatoriedade de seqüência de datas, por não ter outra pretensão que não seja apresentar os fatos dentro da sua ótica, da sua alegria, irreverência e, mais que tudo, o desejo de reviver um dos períodos mais importantes para o registro da "Memória da Nação Brasileira"
                Vale ainda acrescentar, para bem definir o posicionamento da Caprichosos de Pilares, que a escola não pretende escrever a história a sua maneira, modificá-la ou apresentar fatos novos, menos ainda se inclinar para um dos lados que ainda hoje mantém disputas ideológicas, como poderá ser visto através da sua apresentação, no desfile do carnaval 2000.
                Achamos, no entanto, que a luta é válida e perfeitamente normal enquanto travada pacificamente, em busca de idéias e ideais e, mais ainda, quando o grupo de vencidos ou vencedores for considerado fator irrelevante.
                De qualquer modo é bom que o homem satisfaça a sua natureza essencialmente política, já que não poderá viver afastado, indiferente aos acontecimentos ao seu redor, porque perderia a própria identidade e se entregaria, passivamente, ao sabor do acaso e das circunstâncias.

Sinopse do Enredo

                Emergindo de um período nevoento, o Brasil elegeu, com pompa, fé e entusiasmo, JK para Presidente da Republica, com mandato de 1956 até 1961.
                O Governo JK, caracterizado por avanços sociais e econômicos, terminou sem trauma, de acordo com as normas constitucionais. A Partir daí o tempo, de nevoento, passou para instável, sujeito a chuvas e trovoadas.
                Com a saída de JK assumiu o governo o Presidente JQ, apoiado por expressiva maioria popular, cujo mandato foi interrompido espontaneamente, num determinado dia, de um mês "bem a gosto" dos brasileiros, menos de 7 meses depois de empossado, deflagrando, com a sua atitude, uma das mais sérias crises políticas acontecidas ao longo desses 500 anos que estamos comemorando.
                Para justificar o ato, alegou que se encontrava sob enorme pressão das "forças ocultas" e como eram ocultas não podiam ser varridas do país.
                Substituiu-o o Vice Presidente JG, em 7 de setembro de 1961, com poderes limitados pelo regime parlamentaristas, depois de exaustivas negociações com o Congresso Nacional, para contornar a explosiva situação, provando, mais uma vez que o Brasil possui um Espírito Santo.
                O Regime Parlamentarista foi encerrado em janeiro de 1962, pressionado por uma proporção de 80 para 20 do povo brasileiro, para a volta do sistema presidencialista, uma vocação do povo que durou até março de 64.
                No início do outono de 64, estação do ano sujeita a instabilidade, desabou sobre o pais chuvas torrenciais, não ocasionando, felizmente, inundações, afogamentos, desabamentos, etc.

Desenvolvimento do Desfile

                Iniciando, então, a esperada apresentação plástica a respeito dos episódios ocorridos a partir de 64, a Caprichosos, mostrará uma comissão de frente para "revolucionar" o espetáculo. Metade da Comissão representará o direito da força. A outra metade a força do bom senso, que levou ao entendimento e convivência pacifica.
                O Abre Alas, exibirá o Mentor Espiritual de Brasil, o Pacificador, guarnecido por belíssimas mulheres, representando a pureza e o amor.
                A intolerância e a repressão, motivos do 2° carro do desfile, serão simbolizadas por esculturas de cães ferozes, que eram lançados contra as manifestações populares. Com muita propriedade o carro será denominado " O Canil".
                A lateral do 3° carro, que lembrará a Imprensa Muda, será coberta com páginas em branco , dos jornais da época, devido a ação da censura, prática que obrigou os meios artísticos e culturais exigirem, em praça pública, o restabelecimento pleno do direito de opinião.
                Completando esse quadro, componentes de alas, bem ao estilo e caracterizados, mostrarão os artistas, estudantes e intelectuais que participaram dessas manifestações, nenhuma delas será retratada, por uma questão de ética e resguardo das sua privacidades.
                Na metade da década de 60, época desses acontecimentos, indiferentes a gravidade da situação, surgiram a Bossa Nova e a Jovem Guarda. Para embarcar, também no 4° carro alegórico, que será chamado Bossa Nova, sem dizer se era para explicar ou complicar ainda mais, convidamos o movimento Hippie, o mais desleixado, abandonado, descomprometido, desinformado, despenteado e disposto a ir em qualquer direção, com destino a lugar nenhum.
                Lembrando que adeptos desse movimento eram sonhadores e nada mais queriam do que horizonte por fronteira e o céu por cobertura, a Bateria da Caprichosos desfilará caracterizada de Hippie, sem qualquer uniformidade nas fantasias, porque os grupos eram formados com roupas diferentes, extravagantes, exóticas e coloridas.
                As Baianas integrarão o desfile com uma fantasia inédita. A roupa será dividida, verticalmente, em duas caracterizações. Uma parte totalmente negra, inclusive o pé de sapato; e a outra metade nas cores verde, amarelo azul e branco, com o outro pé de sapato nessas 4 cores. a parte negra lembrará o tempo em que o país esteve as escuras. A outra metade a esperança, a riqueza, a prosperidade e a paz.
                O 5° grupamento será procedido por uma alegoria chamada " Caminho da Saudade", com destaques para a guarita e a cancela com movimentos que permitiam a passagem dos exilados políticos. Mesmo nessas situações, de acordo com a ótica da Caprichosos, a ternura deve prevalecer. No lugar de guardas, o carro será guarnecido por belíssimas mulheres, vestidas a caráter, com uniforme de campanha e palmas de flores sobre os ombros, ao invés de armas.
                Alguns excessos foram cometidos em momentos de extrema emoção. Pequeno numero de manifestantes não tiveram a mesma sorte e hoje são apenas saudade, lembrados pela áureas dos seus anjos.
                O Carro seguinte prestará uma homenagem a própria Caprichosos, primeira entidade a exibir, em praça pública, uma enorme faixa reivindicando Diretas Já, que foi sustentado por balões infláveis, em plena Marquês de Sapucaí, na década de 80.
                O Ato, considerado de extrema coragem, para os padrões da época, mereceu destaque na capa de uma revista de grande circulação. A escola interpretava o desejo do eleitor assinar, ele próprio, a procuração para o eleito representá-lo livre e soberanamente, por período previamente combinado.
                O Brasil possui um Espírito Santo! a afirmativa é comprovada pelo fato do Movimento Armado de 64, responsável pela mobilização de grande número de manifestantes de duas correntes políticas, não terem chegado a posições extremas, numa demonstração de maturidade e responsabilidade civil.
                A persistência do povo brasileiro, finalmente, resultou positivo. Depois de enfrentamentos verbais, sem uso de outra arma além da capacidade de persuadir demonstrada pelas lideranças mais atuantes, a sociedade brasileira recuperou o direito do voto direto.
                O Primeiro presidente eleito pela vontade popular, foi Fernando Collor de Mello. A esperança da maioria da população, 24 horas depois de sua festiva posse, transformou-se em angustia e indignação. O presidente inova na área econômica confiscando depósitos bancários, congelando preços e salários, que julgava ser a mágica salvadora. Mas não existe ação sem reação. O Plano era mirabolante, mas imperfeito, e o governo, já no início de 91, passou a enfrentar sérias dificuldades. A inflação escapa ao controle, provocando aumento da recessão.
                A evidência de favorecimento para alguns setores, obrigou o povo, "mais uma vez", "de novo", "novamente" a se mobilizar e voltar ás ruas. Nessas manifestações surgiram os caras pintadas, que mais tarde dividiram as ruas com os descamisados.
                Apesar de aparente desorganização e descontração, obrigaram os congressistas a se decidirem pelo afastamento do Presidente Collor.
                A turbulência política daqueles dias contribuiu para aumentar a fabricação e o consumo das saborosas pizzas, entre amigos. Um verdadeiro quebra-galho.
                Dessa forma, nada mais apropriado para o encerramento do enredo do que um enorme painel com data de 22 de abril de 1500, data do nascimento do aniversariante, que também será escrita em vários outros idiomas ocidentais e orientais, e ainda mostrará o tradicional símbolo de reconciliação e paz: Uma gigantesca pizza, coberta com rodelas de tomates, fatias de presunto e 500 lâmpadas, representando velas, nas mais variadas cores. Afinal estamos tratando de Carnaval.

Etevaldo Brandão

 

SAMBA ENREDO                                                2000
Enredo     Brasil, teu Espírito é Santo
Compositores     Mauro, Claudinho, J. Bodão e Márcio do Swing
Brasil eu amo você
Meu país abençoado
Brasil de JK, JQ, JG
Memórias de um passado
Brasil virou o jogo na arena
Roubou a cena
O bom senso idolatrado
E a Caprichosos
Agradece e bate palma
Se Deus é brasileiro
O povo é a alma

O violão, a bossa nova
Uma canção do Rei
Um hippie sem compromisso
O coração, a lei

Nos caminhos da saudade
A esperança, a paz
Diretas a sua vontade
Na alegria dos carnavais
Vencemos, dançamos
De cara pintada tiramos
Deu pra ver
O que é amar
Nossa pátria mãe gentil
Hoje a festa é sua
É só comemorar
Meu Brasil

Capricha na virada, amor, amor
O futuro é todo seu
Teu Espírito é Santo, é guerreiro
Sou mais você, valeu