FICHA TÉCNICA 1995

 

Carnavalesco     Mauro Quintaes
Diretor de Carnaval     Bruno Santos
Diretor de Harmonia     Tico do Gato
Diretor de Evolução     Tico do Gato
Diretor de Bateria     Mestre Paulo Renato
Puxador de Samba Enredo     Luizito
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Robson Sensação e Ana Paula
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Marcio Calile e Vanessa Calile
Resp. Comissão de Frente     Rodrigo Otávio
Resp. Ala das Baianas     Dona Zilah Reis
Resp. Ala das Crianças     Não teve

 

SINOPSE 1995

“Da terra brotei, negro sou e ouro virei”

            A Caprichosos de Pilares apresentará o enredo “Da terra brotei, negro sou e ouro virei”, que vai contar um pouco da história do petróleo.
            Na primeira parte, mostraremos a origem do petróleo, de acordo com a teoria científica, e os ensinamentos bíblicos que registram a existência do petróleo, desde os tempos de Noé. Assim, segundo a ciência. grandes quantidades de organismos mortos, como caramujos, conchas, crustáceos, carcaças de animais marinhos e restos de plantas e algas, acumulados no leito dos mares e lagos, durante milhões de anos, sob intenso calor e pressão das camadas rochosas, foram se transformando num óleo pegajoso, formado pela combinação de moléculas de carbono e hidrogênio, proveniente da decomposição destes organismos e matérias. Com o passar do tempo, este composto escapou dos depósitos alcançando a terra firme e aflorando em vários pontos do Planeta, daí ser conhecido o petróleo como “O suor da Terra”. Já pela leitura do Gêneses, verifica-se que o petróleo já existia antes mesmo do Dilúvio, porque a Arca de Noé (segundo o mais antigo e valioso dos Livros), foi inteiramente calafetada com betume. Graças a Arca. Noé, sua família e casais de animais se salvaram e preservaram as espécies. Nas duas teorias percebe-se a importância do elemento água, que também estará presente no enredo.
            A título de curiosidade, vale acrescentar que, desde a antiguidade, o seu emprego medicinal já era conhecido, chegando a ser usado até mesmo como laxativo, segundo Heródoto, considerado o Pai da História. Para efeito de representação das civilizações antigas, elegemos dois povos:
            Os Incas (que eram extremamente desenvolvidos, construtores de templos cujas ruínas hoje são fantásticas atrações turísticas) e os Árabes. As pesquisas feitas sobre os POVOS pré-colombianos comprovam que os Incas já empregavam o petróleo ao pavimentarem suas estradas com o betume. E não se poderia deixar de falar sobre os Árabes, detentores das maiores reservas de petróleo. O asfalto ou betume era usado como material de liga, tendo servido corno tal na construção das muralhas da Babilônia.
            A seqüência de fatos que originaram a história do petróleo no Brasil, até a criação da Petrobrás, poderia ser contada, hoje, de forma diferente, caso a determinação do escritor Monteiro Lobato não alterasse seu curso, realizando testes que comprovaram, afinal, a existência do petróleo no território brasileiro, cm escala comercial. Lobato tinha essa convicção e queria que o Governo colocasse esse incalculável tesouro à disposição da Nação, tornando todos os brasileiros nascidos e por nascer, suficientemente assistidos em suas necessidades básicas para o bem-estar geral. O seu sonho tornou-se uma cruzada, apesar dos pessimistas que ridicularizavam a causa, chamando-o de louco aventureiro. Mas valeu o esforço e hoje, para lembrá-lo, existe uma localidade na Bahia chamada Lobato, onde jorrou petróleo pela primeira vez no Brasil. Essa fonte de energia, em algum momento da história, teria que participar de cada estágio do progresso brasileiro. Por isso criou-se a Petrobrás, em 1953. A partir de 1954, quando iniciou as suas operações, tornou-se um gigante industrial, recordista com a marca de 1.500 metros de profundidade para a exploração do petróleo. Também possui a maior, mais moderna e aparelhada plataforma marítima, capaz de refinar o petróleo por ela mesma extraído.
            A história contemporânea mostra que o petróleo pode ser considerado o mais valioso e cobiçado mineral. O seu valor é incalculável, superior ao ouro. A humanidade só progrediu com o petróleo. Os demais tesouros serviram apenas para adornos. O “Ouro Negro”, no entanto, alterou a escala do progresso e, cm pouco mais de um século de aproveitamento industrial e científico modificou os costumes dos povos. O seu emprego, nunca é demais lembrar, deve estar sempre a serviço do Homem, nunca o Homem a seu serviço ou conveniências. Essas e outras questões apesar da seriedade, serão focalizadas na nossa apresentação no próximo carnaval. Não terá caráter de advertência ou ensinamento, mas apenas por se tratar de uma questão atual, que faz parte do nosso dia-a-dia, como o uso da chupeta, no princípio, e as velas, no fim de tudo. E uma constante em nossas vidas. O truque é tirar o melhor proveito, até mesmo para o Carnaval.
            Na maior festa popular, a sua presença pode ser sentida principalmente nos desfiles das escolas de samba. Curiosamente, as agremiações convivem com ele, sem perceber sua importância. No caso da Caprichosos, tem sido o mais importante componente. Sempre participou de todos os Carnavais e também desfilará neste, em 1995, como fundamental elemento do nosso tema, ocupando lugar destacado no visual da Escola, através dos inúmeros produtos derivados de suas matérias-primas, como o mais simples tecido, até a mais valiosa resina. Estará presente nas alegorias, e fantasias de nylon, isopor, plástico, borracha sintética, tintas, etc. . Enfim, estará representado pela concepção artística para a montagem do nosso Carnaval, elaboração literária, passando pelo mais belo material empregado nas luxuosas fantasias até o de menor valor utilizado nas alegorias.
            Graças a existência do petróleo, a humanidade conseguiu progressos espantosos, em todas as áreas. O homem jamais teria chegado à Lua, pela falta do querosene, um dos principais combustíveis para a propulsão de foguetes espaciais.
            Para finalizar, gostaríamos de deixar claro que nossa proposta de enredo não será propriamente histórica ou de ficção. Ela traz um assunto de grande interesse (o petróleo), contando sua origem, as aplicações surpreendentes que povos antigos faziam do produto e sua importância para o progresso dá humanidade. Exposto de forma- despretensiosa, o tema certamente empolgará, não só os componentes, como a todos que assistirem ao desfile da Caprichosos. Nossa Escola vai mostrar que um produto, surgido há milhões de anos, indicou ao homem o meio de transpor a porta do futuro e caminhar pela estrada do progresso, até atingir os espaços distantes, onde só cabe refletir e questionar.

Mauro Quintaes

 

SAMBA ENREDO                                                1995
Enredo     Da terra brotei, negro eu sou e ouro virei
Compositores     Carlos Ortiz
Sonhar, sonhei
Da terra brotei
E ouro virei (virei)
Sonhar, sonhei
Da idade da pedra
Eu sou negro rei
No reinado do petróleo
A arca pode navegar
Se Noé buscou na terra
Eu pego no fundo do mar

Mareja, vem mareja
Jorra nas ondas do mar
Mareja, vem mareja
De ouro negro vou me lambuzar

Os Incas do novo mundo
Pavimentavam nosso chão
Na Babilônia o árabe usava em construção
E ate hoje ainda é o seu quinhão
Brasil, jóia que a mãe natureza
Não negaria essa riqueza
E esse Lobato é genial
Hoje o sonho é realidade
Presente em nosso carnaval
Vem, meu amor
Vem, vem voar
Me amando nessa nave ao luar

Vou me acabar nessa magia
E a Caprichosos traz a energia