FICHA TÉCNICA 2003

 

Carnavalesco     Luiz Carlos do Valle
Diretor de Carnaval     ..............................................................
Diretor de Harmonia     ...............................................................
Diretor de Evolução     .............................................................
Diretor de Bateria     ................................................................
Puxador de Samba Enredo     ................................................................
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................

 

SINOPSE 2003

Do Oiapoque ao Chuí, yes sou mais Brasil

          Vivemos em um pais abençoado e nossos problemas são perfeitamente solucionáveis. Não temos vulcões como na Itália, terremotos como no México, vendavais e tufões como nos Estados Unidos, terrorismo como no Oriente Médio (e agora também nos EUA), frio como no Canadá, calor como na Arábia Saudita.
          Do Oiapoque ao Chuí nossa economia e desenvolvimento estão sempre se destacando através da nossa comida, folclore e cultura brasileira. Quem é brasileiro, nativo ou naturalizado conhece cada sabor das iguarias brasileiras, conhece as nossas belezas, fantásticas e apreciadas mundo a fora.
          Somos um país rico em sons e folclore: a vaquejada, o realejo, bumba meu boi, maracatu, dança na roça, Garantido e Caprichoso de Parintins, frevo, futebol, fazem parte de nossas tradições.
          E isso não é só quando ganhamos no futebol, mas em qualquer circunstância. Ser mais Brasil é olhar não só para a seleção canarinho, mas também para o tênis, kung fu, natação, iatismo, judô, vôlei, hipismo e atletismo e ver que temos potenciais esportistas não só no futebol. Além do idolatrado (pelo mundo tudo) Ayrton Senna, sempre soubemos fazer pilotos de automobilismo como ninguém.
          Sou mais Brasil em turismo e nessa matéria somos campeões. Podemos não ter a infra-estrutura dos mega parques dos Estados Unidos, mas temos beleza natural à vontade. Nossas praias são consideradas das mais bonitas do mundo e quando se está defronte a Jericoaquara (CE, Itacaré (BA) ou Cachadaço (Ilha Grande - RJ) se percebe razão disso.
          Temos um complexo de cataratas (do Iguaçu) que “dá banho” em Niagara Falls na divisa do Canadá com Estados Unidos. Não preciso dizer então da nossa biodiversidade e da maior floresta do mundo , sendo abraçada pelo maior complexo hídrico do planeta. Se você quer neve, vá para São Joaquim, quer Sol, vá para Maceió. Quer mergulhar, vá para Fernando de Noronha, quer voar, vá para a tão linda cidade do Rio de Janeiro.
          E sou mais Brasil quando o assunto é o povo, forte, alegre, festeiro, hospitaleiro criativo e corajoso: o Brasil é o país mais empreendedor do mundo. A frieza dos povos europeus e asiáticos e a antipatia dos norte – americanos não são encontradas aqui nem por aproximação. E é no Brasil que faz a maior festa tradicional da terra – o Carnaval.

“Jogue água pra lavar, retirar essa poeira”.
Na fé de Zambi e Oxalá, do Bomfim e da Ribeira 
No tabuleiro da baiana tem Acarajé, quindim e vatapá.
Se gostar da baianinha, meu senhor, tem que namorar. 
A capoeira faz a festa, na proteção do Candomblé
Ainda é parte dos princípios os filhos de Gandhi e o Afoxé 
No norte temos o maracatu bem colorido que só nos faz alegrar
Enfim carnaval é um todo para o mundo inteiro brincar.  
Lembramos a água de cheiro, água suja dos barris,
Os três dias se passavam com o povo muito feliz.

          O “garfo” também é brasileiro. Quem não se dedica com a cozinha típica mineira, a apimentada cozinha baiana e o suculento churrasco gaúcho? Até a nossa Pizza é melhor que a original italiana. E temos também o vatapá, o guisado, o churrasco, a feijoada...
          É claro que falta muita coisa, pois a avenida ainda é pequena para a imensidão do Brasil. A Boêmios se orgulha e mostra no Carnaval a sua felicidade de pertencer à nação canarinho. Nós temos muito que aprender e melhorar nesse país, mas com toda a certeza e patriotismo, temos muito a se vangloriar de nossa Pátria Amada e Idolatrada.  
          Por tudo isso e muito mais, do Oiapoque ao Chuí yes, sou mais Brasil!

Adendo:

          Sou Mais Brasil quando se fala em povo, um povo mestiço resultado da miscigenação, resultado de uma mistura muito rica... Numa enorme variedade de sabores, ritmos, costumes - como o de festejar tudo -, a capoeira, o folclore, as festas juninas que hoje lembram o minueto e o carnaval, a maior das festas populares onde, apesar das diferenças étnicas, sexuais, sociais e religiosas, o povo se diverte lado a lado.
          
Sou mais Brasil, um país de contrastes, onde podemos ver as favelas como berço dos pagodes e logo percebe a versatilidade e a irreverência desse povo que dribla as dificuldades e sempre encontra meios e motivos para festejar, seja em uma partida de futebol, nas praias ou até num show de drag's, sempre regado a um bom chopp gelado.
          Sejam quais forem os povos que nos visitarem, ou que resolverem habitar em nosso país ... aqui não se distingue credo ou raça, pobre ou rico, branco ou negro... este povo forte, hospitaleiro, sempre terá razões para curtir, rir, brincar, se integrar, conquistar...
          Do Oiapoque ao Chuí, Yes sou mais Brasil, sonho da autora nesta festa de ilusão, de alegria. Mesmo com os problemas do país, apesar de tudo, somos um povo privilegiado E neste carnaval, a Boêmios deixa uma mensagem de paz para o mundo, dizendo: Crianças, o sonho não acabou e vocês são o futuro e a nossa esperança para um mundo melhor!

Luiz Carlos do Valle

 

SAMBA ENREDO                                                2003
Enredo     Do Oiapoque ao Chuí, yes sou mais Brasil
Compositores     Tereza de Jesus, Alexandre de Jesus, Carlinhos Magrinho, Cizinha do Cavaco, Eraldo Madureira, Marquinhos de Inhúma

Viajando conheci
A cultura brasileira
Que essa terra tem riqueza
Folclore que é uma beleza
A vaquejada eu assisti
Maracatu como dancei
No realejo tirei a sorte
Na dança da roça e no frevo me acabei
É garantido e caprichoso de Parintins a tradição
Quanta riqueza, luxo e beleza
É canarinho a nossa Seleção

Acarajé, Vatapá e Mungunzá
Churrasco Gaúcho pra saborear
A feijoada que maravilha
Com o garfo brasileiro eu vou brincar

Terra boa, tudo que se planta dá
Somos o pulmão do mundo
Nós temos Ayrton Sena estrela  (na memória)
Que não deixa de brilhar
É o exemplo para as crianças
Que em nosso carnaval é a esperança

Sem guerras tufões
Vendavais e vulcões
O meu clima é tropical
E a beleza é natural
Olho meu céu azul de anil
do Oiapoque ao Chuí yes sou mais Brasil