FICHA TÉCNICA 2006 |
Carnavalesco | Carlos Nobre e Comissão de Carnaval |
Diretor de Carnaval | Maria de Fátima |
Diretor de Harmonia | Cidinho |
Diretor de Evolução | Cidinho |
Diretor de Bateria | Flávio Pereira (Mestre Flavinho) |
Puxador de Samba Enredo | Marcos Vinícius Neves da Silva (Marquinho Silva) |
Primeiro Casal de M.S. e P. B. | Marcio e Alessandra |
Segundo Casal de M.S. e P. B. | Jackson e Luciene |
Resp. Comissão de Frente | Walnei Aguiar Silva |
Resp. Ala das Baianas | Glória Maria Venâncio da Silva (Glorinha) |
Resp. Ala das Crianças | Sonia |
SINOPSE 2006 |
Dudu Alabukun do
Arrastão visita a terra dos Yorubás
Sinopse: Parte 1: Encontro com a cultura Yorubá. Um
sambista do Arrastão resolve mexer na história negra brasileira ao viajar
para Nigéria e rever seus antepassados e suas raízes da etnia
Yorubá. Parte 2: Descoberta da força de Maomé na Terra dos Yorubás Indo mais além, nosso sambista encontra e verifica na Nigéria de hoje
a religião de Maomé como sendo a predominante no país, vê as tradicionais
mesquitas e todos os seus mistérios. Fica maravilhado com a cultura
islâmica, como ela é forte no país, o respeito que eles tem pelo seu
livro sagrado, seus princípios nele revelados, mesquitas reservadas
aos homens (onde eles realizam suas orações), mulheres com seus véus
(mantendo seus mistérios), principalmente suas danças (momento que elas
tomam o poder de enfeitiça-los) e em sua alimentação a força que a pimenta
tem. Parte 3: Volta ao Rio de Janeiro – A Nigéria também é aqui! O nosso sambista, satisfeito com sua viagem e tantas descobertas feitas, retorna ao Rio de Janeiro, Brasil, nos dias atuais. Logo de cara, percebemos que seus olhos estão mudados. Já vê o que está em volta de forma diferente. Passa então enxergar a presença da Nigéria no Brasil. Principalmente nas ruas do Rio, quando vê negros usando abadas e equetés- roupas tradicionais do povo Yorubá. Vê ainda o estampado de roupas usadas por militantes negros na Nigéria, ou seja, existe uma moda afro-brasileira moldada com influência dos Yorubás. Nosso Dudu vai mais longe. Ao visitar algumas agremiações, nota o fenômeno dos blocos afro, que nascidos na Bahia, se tornaram comuns no Rio e em outras partes Brasil. Os nomes Yorubás dos blocos afro – Alafin Aye, Agbara Dudu, Orumilá, Dudui Aye, etc. Lhe chama atenção também o centro do Rio formado por bairros como Saúde, Gamboa, Santo Cristo, Praça Onze, Catumbi, Rio Comprido – que sofreram influência da cultura Yorubá. O samba, conta-se, nasceu no terreiro de Mãe Ciata (uma negra criada sob forte influencia Yorubá), em 1916, na Praça Onze. Os primeiros terreiros da religião dos orixás foram instalados no bairro da Saúde. Também no Rio os negros islamizados vindos de Salvador, após a Revolta dos Malês, moravam na Pequena África ou seja Nigéria lá, Niogéria aqui, sempre um encontro de culturas que redundaram numa cultura especial: a do afro-brasileira. Carlos Nobre |
SAMBA ENREDO 2006 | |
Enredo | Dudu Alabukun do Arrastão visita a terra dos Yorubás |
Compositores | Sereno, Jerônimo, Fernandinho dos Gatos, Vaguinho RC, Sorriso, Binho, Carlos Júnior e Paulinho da Área |
Em busca da história, Dudu
abençoado viajou Tem mistério atrás do véu Ao retornar para o Brasil Amor vem desfilar é o nosso Arrastão |