FICHA TÉCNICA 2005

 

Carnavalesco     Sandro Gomes
Diretor de Carnaval    Armênio Erthal
Diretor de Harmonia    Wagner Xavier Reis
Diretor de Evolução    Wagner Xavier Reis
Diretor de Bateria     Flávio Pereira (Mestre Flavinho)
Puxador de Samba Enredo     Marquinho Silva e Marcelo Lannes
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Alessandro e Suzi
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Priceli e
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................

 

SINOPSE 2005

O Rio em ação é Pan, no carnaval do Arrastão

Introdução:

          O Rio de Janeiro tem belezas que são famosas e conhecidas mundialmente: suas praias, suas montanhas, a maior floresta urbana do planeta e o nosso carnaval. Privilégio único do Rio, a segunda metrópole do Brasil tem uma população que ultrapassa os cinco milhões de habitantes.
          O Rio é mais do que isso, a cada curva entre o mar e as montanhas descobrimos um recanto novo, motivo pelo qual é chamada de “Cidade Maravilhosa”, causando fascinação a quem tem o privilégio de visitá-la. Todos os anos, turistas do mundo inteiro escolhem o Rio para passar suas férias – são cerca de dois milhões; mais de cinco milhões de brasileiros também desfrutam das belezas naturais do Rio de Janeiro.
          Assim, o G.R.E.S. Arrastão de Cascadura presta uma justa homenagem à nossa cidade, apresentando o enredo “O RIO EM AÇÃO É PAN NO CARNAVAL DO ARRASTÃO”.
          Ao conquistar o direito de promover e realizar os Jogos Pan-Americanos, surge a oportunidade de demonstrar nossa capacidade de organizar esse tipo de mega-competição esportiva, promovendo os atletas brasileiros e divulgando a cultura do nosso país ao mundo inteiro.

Sinopse:

1º Setor:

          Cidade maravilhosa e vitoriosa, foi a única que manifestou ao Comitê Olímpico Brasileiro o interesse de organizar os Jogos no Brasil.
          A vitória do Rio na disputa para sediar os Jogos representa o reconhecimento do esforço exercido pelos membros responsáveis pela organização da candidatura da nossa cidade, conquistando a credibilidade internacional.
          Com essa mega-competição esportiva, o Rio está pronto a receber de braços abertos os Jogos Pan-Americanos – Rio 2007.
          Os Jogos Pan-Americanos são uma versão dos Jogos Olímpicos; realizados de quatro em quatro anos, sua realização acontece sempre um ano antes dos Jogos Olímpicos. A primeira edição do Pan aconteceu em Buenos Aires, Argentina. Porém, sua origem remete aos Jogos Olímpicos de Los Angeles, EUA.
          Inspirados pela realização, seis anos antes, dos primeiros Jogos Centro-Americanos, representantes de países latino-americanos no Comitê Olímpico Internacional propuseram a criação de uma competição, que reunisse todos os países das Américas, com o intuito de fortalecer o esporte nessas nações.
          A idéia originou o Primeiro Congresso Esportivo Pan-Americano, realizado em Buenos Aires, em 1951.
          Ao longo de mais de 50 anos, os Jogos Pan-Americanos, jamais deixaram de ser realizados, passando por cidades de todos os cantos do Continente.
          A cada edição, os Jogos Pan-Americanos foram crescendo de tamanho e importância. Em menos de meio século, já tinha dobrado o número de países participantes, até se tornar uma das principais competições esportivas do calendário mundial.

2º Setor:

          O programa dos Jogos Pan-Americanos começou com 19 modalidades, na edição de 1951. Em 2003, em Santo Domingo, já contava com 35 modalidades. Mas como se definiram os esportes que estão em disputa no Rio?
          Uma edição do Pan-Americano tem, como base principal, o programa dos próximos Jogos Olímpicos. Assim, o Rio 2007 terá necessariamente as 28 modalidades que serão disputadas nos Jogos de Pequim 2008, na China.
          Atualmente, o programa olímpico (relativo aos jogos de Atenas 2004 na Grécia) conta com 28 modalidades esportivas, tais como: atletismo, ginástica, softbol, badminton, handebol, taekwondo, basquete, hipismo, tênis, beisebol, hóquei na grama, tênis de mesa, boxe, levantamento de peso, tiro, canoagem, lutas, tiro com arco, ciclismo, judô, triatlo, esportes aquáticos, pentatlo moderno, vela, futebol, remo e vôlei.
          Um esporte, que não integra atualmente o programa olímpico, já foi oficialmente incluído para o Pan-Americano de 2007: o futsal.
          O pedido do comitê organizador do Rio 2007 (CO-RIO) foi aprovado pelo Comitê Executivo da ODEPA, em Santo Domingo.
          Sendo o 5º colocado no ranking em todas as edições dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil luta para alcançar um patamar de destaque, com muita força de vontade, determinação e entusiasmo do nosso povo, que aumenta cada vez mais o nosso quadro de medalhas que, atualmente, conta com 187 de ouro, 243 de prata e 335 de bronze.

3º Setor:

          Com o progresso dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, o Rio concorrerá para ser a cidade-sede dos Jogos Olímpicos em 2016, apostando na confiança e credibilidade do povo.
          O Brasil passa por uma ascensão nos esportes. Estamos no caminho certo; a organização dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 demonstram que o nosso país tem condições de sediar os Jogos Olímpicos: “O ponto mais alto é o entusiasmo do povo brasileiro pelos jogos do Pan Rio 2007 e pelos jogos Olímpicos”.

Sandro Gomes

 

SAMBA ENREDO                                                2005
Enredo     O Rio em ação é Pan no carnaval do Arrastão
Compositores     Wlamir e Otávio da CEDAE

Meu Rio de Janeiro e festa
Se manifesta a 40 graus de emoção
Cidade Maravilhosa todo prosa em ação
È o Pan-americano no carnaval do Arrastão

Vem lá do Olimpo a inspiração
Do Tio Sam a emoção
Sediado na Argentina
Coroando América Latina
A cultura falou forte
Unida pelo esporte, 2007 vem ai
Prepare o seu coração
Pra mega competição

Na quadra, na pista
O show do esportista
Nas águas vão rolar
No ginásio, no gramado e na areia
Meu Brasil vai despontar

Que venham os cinco elos da corrente
Semente… De uma juventude sã
Meu sonha há de se realizar
Renascendo a esperança
E o Redentor abençoar

O meu arrastão è um tesouro
Minha bateria medalha de ouro
Nos jogos da vida, eu vou delirar
Acende a chama
E deixe o corpo balançar