FICHA TÉCNICA 2010

 

Carnavalesco     Luciano Silva Santos
Diretor de Carnaval     Marcelinho Emoção
Diretor de Harmonia     Thiago
Diretor de Evolução     Thiago
Diretor de Bateria     Marcelo Júnior
Puxador de Samba Enredo     Vinícius das Neves
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Renatinho e Rayane
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Pedrinho e Letícia
Resp. Comissão de Frente     Marcelle Moura
Resp. Ala das Baianas     Liliane e Daniel
Resp. Ala de Passistas     Marina Lima
Rainha da Bateria     Eloah
Princesa de Bateria     Vitória Aparecida Silva Monteiro
Princesa de Bateria     Larissa
Musa da Bateria     Bárbara Mylena Almeida

 

SINOPSE 2010

No Mundo do Faz de Contas. A Tijuquinha vai ao céu

Síntese do Enredo:

          O céu é o grande mistério da criança. Como pode esse imenso mar voador se encontrar nas asas de um universo? E então, me recuso a esquecer meu pequeno grande sonho de criança. Onde meu queijo é a lua e me lambuzo em nuvens de algodão doce; onde sou super-homem combatendo os ETs; onde descubro magias do universo...
          A Tijuquinha do Borel traz para a Passarela do Samba o céu, e com ele todas as estórias, contos e mitos que nos remetem a encontros com personagens como a Cegonha, o pé de feijão, o arco íris, que ao final encontramos um pote de ouro, sem falar em Santos Dumont, o pai da aviação, os astros, balões, etc...

Luciano Santos

 

Organograma de desfile:

1º Setor - Com a cabeça nas nuvens

  • Comissão de Frente – Os Anjos Querubins. Os Querubins são representados por uma criança gordinha, bochechuda, com um jeito moleque e travesso. São responsáveis pela ordenação do caos universal e oferecem aos homens o conhecimento e as idéias. Eles abrem o enredo nos oferecendo idéias e conhecimentos sobre o céu: Um mundo tão real quanto imaginário. Crianças são anjos enviados do céu para alegrar as nossas vidas.

  • 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Renatinho e Rayane) – Sol e Lua. Ele representa o sol, que durante as noites ilumina a lua. Ela representa a face da lua que é iluminada, ela é voltada para o Sol. E ambos brilham no céu de todos nós, durante o dia... Durante a noite...

  • Carro 01 (Abre-Alas) – O Universo do Papai do Céu. Crianças acreditam em tudo, ainda bem. E, por isso, as crianças são mais felizes que os jovens e os adultos. Crianças brincam mais, elas cantam mais e são mais divertidas. Também pudera, criança boa que acredita em Deus, em anjos se sente mais protegida. Na hora de dormir, a mãe diz pro filho: Que Papai do céu te proteja, sonhe com os anjos.

  • Destaque de chão – O Bicho Papão

  • Ala 01 – As nuvens em vários formatos. As nuvens que na nossa imaginação têm os mais variados formatos, representam o brinquedo mais universal. Todos podem criar imagens: formas de bichos, carros, doces etc.

  • Ala 02 – Mamãe Cegonha. Qual criança nunca ouviu falar que veio do céu, no bico de uma mamãe cegonha, e que nas nuvens têm uma fábrica de bebês?

  • Ala 03 – A Chuva. Vem das nuvens, a água que cai do céu. Qual criança nunca tomou banho e se divertiu com a chuva?

  • Ala 04 – O Céu. O Rio de janeiro tem o céu mais azul do mundo, uma cidade iluminada pela própria natureza.

  • Ala 05 – Estrelas. As estrelas nascem e aparecem nos céus a todo fim de tarde; e a cada novo raio de luz no céu nasce mais um bamba da Tijuquinha do Borel.

  • Ala 06 – (BAIANAS) -  Arco-íris. O encontro entre o sol e a chuva ou casamento de viúva? Quem nunca sonhou com o que encontraria do outro lado do arco-íris? Quem sabe um pote de ouro? É um show de cores, um presente dos céus para alegrar nossos dias.

2º Setor – O céu animado - A criança, um principezinho da família dá asas à imaginação...

  • Carro 02 – Viver no céu, poder voar. Representa, como seria viver no céu? Com a minha nave espacial, viajarei ao céu para descobrir se a lua é feita de queijo e as nuvens de algodão.

  • Ala 07 – Astronautas. Toda criança quer ser astronauta para, com suas naves espaciais, alcançar o céu.

  • Ala 08 – Os Marcianos. São os ET's que mais fazem parte do mundo infantil, são verdinhos com olhos grandes e de cabeças enormes, sempre prontos para atacar a Terra.

  • Ala 09 – Super-Homem Criança.  Veio do céu ainda criança. É um menino com super poderes!

  • Ala 10 – João e o pé de feijão. Explica a busca da sobrevivência da família, o pequeno João mergulha no mundo mágico que brota de seus feijões.

  • Ala 11 – Pequeno Príncipe. O pequeno príncipe vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa que tinha três vulcões, dois ativos e um extinto. Tinha também uma flor, uma formosa flor de grande beleza e igual orgulho, o pequeno príncipe simboliza a esperança, o amor e a força inocente da infância que habita o nosso inconsciente.

3º Setor – O céu Escolar

  • Carro 03 – Os Astros. O mundo infantil que cresce, passa a olhar o céu além dos seus mitos, a criança bamba da Tijuquinha do Borel que vai brilhar na estrela maior, a Unidos da Tijuca.

  • 2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Pedrinho e Letícia) - O Cometa e a Via Láctea. Ele, representado pelo cometa, um objeto celestial majestoso, brilhante e imponente, passeando pelo espaço através de planetas. Ela representa a Via Láctea, o nome Via Láctea vem dos gregos antigos, que a viam como um "caminho de leite" no céu.  O céu, como todo, é muito bonito de se ver, é a nossa galáxia onde está localizado o Sistema Solar da Terra. É uma estrutura constituída por milhares de estrelas.

  • Ala 12 – A casa do Saber. É na escola que o mágico céu ganha contornos de ciência. E o livro escolar é a casa do saber que recria o céu do imaginário infantil.

  • Ala 13 – Santos Dumont ‘O Pai da Aviação'. Foi um aeronauta e inventor brasileiro, considerado o inventor do avião. Santos Dumont foi o primeiro a decolar a bordo de um avião, impulsionado por um motor aeronáutico e o primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares.

  • Ala 14 - (Bateria) – Professores de Ciências. São eles que nos levam de fato ao céu, e a partir deles que conhecemos o céu, saímos do mundo imaginário e viajamos num espaço infinito com o uso de um telescópio.

  • Ala 15 - (Passistas) – Aurora boreal. O espetáculo do infinito. Ou seria a explosão do universo?  Uma explosão de alegria no mundo do samba, passistas com muito samba no pé.

  • Ala 16 – A maçã científica. Ai!...A maçã caiu na cabeça do gênio... E fez Física!  Gravidade... Teoria da Relatividade.

  • Ala 17 – Astrônomo. Astrônomos, com seus telescópios, analisam os corpos celestes, estudando formas, movimentos, composição química, origem e evolução.

  • Ala 18 – A Atmosfera. Morada das nuvens, a atmosfera, com suas camadas faz o céu parecer azul. O nitrogênio e o oxigênio juntos, formam a base de composição da atmosfera terrestre.

  • Ala 19 – A Camada de Ozônio. Esta capa de gás, que envolve e protege a Terra vem sofrendo muito. Com a Ecologia, o menino aprende o que deve fazer para cuidar de seu planeta.

  • Ala 20 – O Sistema Solar (Ala com tripé). Como um carrossel no infinito, os planetas bailam ao redor do sol, observados pela lua...cercados de estrelas...

 

SAMBA ENREDO                                                2010
Enredo     No Mundo do Faz de Contas. A Tijuquinha vai ao céu
Compositores     Julio Alves Júnior, Junior, Tom da Tijuca, Rafael Santos e Jhonatan

No céu da minha alegria
A Tijuquinha é a estrela mais bonita
E brilham sonhos, fantasias
Por essa fonte infinita
Seguindo com a cabeça nas nuvens
Cegonha, arco-íris, emoção
Papai do céu mora lá e a fantasia
Parece que é de algodão

O pé de feijão, os ovos de ouro
Tesouros guardados no meu coração

O príncipe herói que salva a mocinha
Da injustiça do grande vilão

Imaginar que o céu tão lindo continua
Minha bandeira pela lua
Meu olhar no firmamento
É brasileiro o grande pai da aviação
Santos Dumont foi além do tempo
Pego carona nessa cauda de cometa
Vou brincando com as estrelas
Uma estrela a brilhar
O vento sopra, o balão é colorido
Nesse vôo divertido pelo sistema solar

Tijuquinha do Borel sou eu
Faz de conta que este céu é meu

A estrela do meu samba é quem me guia
Eu sou criança no calor da bateria