FICHA TÉCNICA 2009 |
Carnavalesco |
Camila Soares, Marcos Cardoso, Edmilson Nunes, Lívia Diniz e Estagiários da Escola de Belas Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Diretor de Carnaval | José Alberto Alves, Rosangela Rosa, Célia David e Walter 59 |
Diretor de Harmonia | Antonio Guilherme Pinto Santos |
Diretor de Evolução | Antonio Guilherme Pinto Santos |
Diretor de Bateria |
Wagner Dantas de Araújo (Mestre Wagninho) e Ingrid Parrini |
Puxador de Samba Enredo | Jonathan Gonçalves de Araújo (Tentenzinho) |
Primeiro Casal de M.S. e P. B. | Luan Cruz da Silva e Juliane Maira Magalhães da Hora |
Segundo Casal de M.S. e P. B. | Andrey e Lorraine |
Terceiro Casal de M.S. e P. B. | Luiz Alberto e Raiane |
Resp. Comissão de Frente | Fabrilla Cruz de Brito |
Resp. Ala das Baianas | Marinéia |
Resp. Ala de Passistas | Rosangela Patrocínio |
Rainha de Bateria | Nathália Ferreira da Silva |
Princesa de Bateria | Rayssa Camila da Silva Ferreira |
Princesa Simpatia | Gabriellen Rodrigues |
SINOPSE 2009 |
Caminhando e brincando e seguindo a lição... Síntese:
Todos nós, desde que nascemos somos cidadãos com direitos e deveres em nossa sociedade. Essa sociedade, que por vezes, torna-se injusta com alguns indivíduos, transformando-os em pessoas marginalizadas. Com o intuito de enfatizar esses direitos, foi criado há 18 o ECA adotando leis para preservar o futuro do nosso país. Introdução:
Todos nós, desde que
nascemos somos cidadãos com direitos e deveres em nossa sociedade.
Essa sociedade, que por vezes, torna-se injusta com alguns
indivíduos, transformando-os em pessoas marginalizadas ou
simplesmente sofredoras. Setor 1: Esse setor enfatiza os direitos fundamentais, focando da primeira infância.
Caminhando - Direitos Fundamentais: Primeiros Passos:
A importância do leite materno para os bebês, faz com que
este receba os nutrientes necessários para a formação de anticorpos
e toda sua estrutura óssea e muscular para toda vida. A campanha
Leite é Carinho, feita pelo banco de leite, dá oportunidade a
mulheres que não têm leite de alimentar seus bebês. O álbum vivo da nossa realidade mostra o não cumprimento dos direitos: O que acontece com o não cumprimento desses Direitos Fundamentais? Sem o cumprimento dos direitos nossas crianças acabam na dança na Rua, tendo que dar um jeito de conseguir sobreviver, para isso, vendem balas fazem malabarismos e engraxam sapatos pelas ruas, perdendo o direito de serem crianças e de sonharem com o que podem ser quando crescerem. Estamos gritando SOS Vida para a sociedade que precisa enxergar sua responsabilidade:
A responsabilidade do estado em relação ao bem-estar
social representada pela enfermeira. Setor 2: Esse setor continua enfatizando os direitos fundamentais só que agora estamos fazendo referência à segunda infância. Brincando -
Direitos Fundamentais: Direito a educação de qualidade A necessidade de se repensar em novas formas de educar que aproximem mais as crianças com o aprendizado. O prazer de aprender de curtir a lição .A educação através da ludicidade (brincadeiras) ressalta o respeito a todas as culturas, todos os povos, seus costumes e direitos, fortalecendo o aprendizado, a harmonia e o senso de coletivo, através da prática de esportes. O brincar é o direito de ser criança e viver de verdade A Dança na Rua representa a realidade da falta do direito à Educação, à Cultura , ao Esporte e ao Lazer, da vida difícil dos meninos de (na) Rua ( jogando bolinhas em frente aos carros, vendendo balas e limpando vidros, representando a morte da infância). O que eu POSSO ser quando crescer? Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho. Representa a falta de perspectiva no futuro por maioria das crianças e adolescentes. Brincando de Brincar Uma crítica a falta de educação sexual, que tem como uma conseqüência a gravidez precoce. Meninas que perdem a adolescência e muitas vezes, a infância por ficarem grávidas muito cedo. Setor 3: Representa a consciência dos direitos por parte da família, da criança e do adolescente, quando todos se percebem como cidadãos atuantes, capazes de refletir e criticar o não cumprimento dos direitos. Seguindo a Lição - Consciência dos Direitos Educação começa em casa
A importância das
atitudes dos pais dentro e fora de casa que se transformam em
exemplos para as crianças Comunicação não violenta “Dê amor, não dê pancada.” Reconhecimento das necessidades por traz de cada atitude em contraste com as avaliações que fazemos com violência. A importância de se usar palavras delicadas para comunicar e educar. Meninos Presidiários “Somos indivíduos e não números”
Representa o descaso da sociedade com os jovens que
muitas vezes vão parar em centros de reabilitação, por não terem
tido seus direitos preservados na primeira e na segunda infância. Caveirão - Bicho-papão
Fazer uma reflexão
sobre si mesmo e como as suas atitudes refletem no todo, buscar
por alternativas na escolha dos caminhos. Respeito é bom e todo mundo gosta “Não faça com os outros o que você não gostaria que fosse feito com você”.
Crítica a prostituição infantil, onde vendem se crianças a
$1,99.
Contrastando com a realidade, vamos colocar fotos de crianças felizes e sendo amadas e cuidadas para fecharmos o desfile como é importante cuidar das crianças e dos adolescentes.
Autora do Enredo: Camila Viadure Soares Organograma de desfile: 1º Setor
2º Setor
3º Setor
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SAMBA ENREDO 2009 | |
Enredo |
Caminhando e brincando e seguindo a lição - 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente |
Compositores | Vitória, Anderson, Thompson e Junior |
Pimpolhos da Grande Rio Pra não dançar na rua, ser É em casa que se faz a formação É o raiar da esperança em cada criança |