FICHA TÉCNICA 2009

 

Carnavalesco

    Camila Soares, Marcos Cardoso, Edmilson Nunes, Lívia Diniz e Estagiários da Escola de Belas Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Diretor de Carnaval     José Alberto Alves, Rosangela Rosa, Célia David e Walter 59
Diretor de Harmonia     Antonio Guilherme Pinto Santos
Diretor de Evolução     Antonio Guilherme Pinto Santos
Diretor de Bateria

    Wagner Dantas de Araújo (Mestre Wagninho) e Ingrid Parrini

Puxador de Samba Enredo     Jonathan Gonçalves de Araújo (Tentenzinho)
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Luan Cruz da Silva  e Juliane Maira Magalhães da Hora
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Andrey e Lorraine
Terceiro Casal de M.S. e P. B.     Luiz Alberto e Raiane
Resp. Comissão de Frente     Fabrilla Cruz de Brito
Resp. Ala das Baianas     Marinéia
Resp. Ala de Passistas     Rosangela Patrocínio
Rainha de Bateria     Nathália Ferreira da Silva
Princesa de Bateria     Rayssa Camila da Silva Ferreira
Princesa Simpatia     Gabriellen Rodrigues

 

SINOPSE 2009

Caminhando e brincando e seguindo a lição...
18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Síntese:

          Todos nós, desde que nascemos somos cidadãos com direitos e deveres em nossa sociedade. Essa sociedade, que por vezes, torna-se injusta com alguns indivíduos, transformando-os em pessoas marginalizadas. Com o intuito de enfatizar esses direitos, foi criado há 18 o ECA adotando leis para preservar o futuro do nosso país.
          
O Setor 1 enfatiza os direitos fundamentais, focando a primeira infância. Direito à vida e a Saúde; Direito a Liberdade, o Respeito e a Dignidade. Direito à convivência familiar e comunitária. Direito à educação de qualidade.
          O Setor 2 continua enfatizando estes direitos só que agora fazendo referência à segunda infância. A educação através da ludicidade, ressaltando o respeito a todas as culturas, todos os povos, seus costumes e direitos, fortalecendo o aprendizado, a harmonia e o senso de coletivo, através da prática de esportes. O brincar é o direito de ser criança e viver de verdade.
          
O Setor 3 representa a consciência dos direitos por parte da família, da criança e do adolescente, quando todos se percebem como cidadãos atuantes, capazes de refletir e criticar o não cumprimento dos direitos. Seguindo a Lição – Consciência dos Direitos.

Introdução:

          Todos nós, desde que nascemos somos cidadãos com direitos e deveres em nossa sociedade. Essa sociedade, que por vezes, torna-se injusta com alguns indivíduos, transformando-os em pessoas marginalizadas ou simplesmente sofredoras.
          Com o intuito de enfatizar esses direitos, brilhantemente foi criado o Estatuto da Criança e do Adolescente adotando leis para preservar o futuro do nosso país.

Setor 1: Esse setor enfatiza os direitos fundamentais, focando da primeira infância.

Caminhando - Direitos Fundamentais:
Direito a vida e a Saúde; Direito a Liberdade, o Respeito e a Dignidade
Direito à convivência familiar e comunitária

Primeiros Passos:

          A importância do leite materno para os bebês, faz com que este receba os nutrientes necessários para a formação de anticorpos e toda sua estrutura óssea e muscular para toda vida. A campanha Leite é Carinho, feita pelo banco de leite, dá oportunidade a mulheres que não têm leite de alimentar seus bebês.
          
Toda criança precisa de carinho e acalento, cuidados que a mãe e a família precisam ter com a criança, como: Vacinação, teste do pesinho, certidão de nascimento, boa alimentação e etc...
          A proteção integral é uma necessidade, onde pais, família, amigos e de toda a sociedade precisam estar presentes na vida e na educação das nossas crianças e adolescentes.

O álbum vivo da nossa realidade mostra o não cumprimento dos direitos: O que acontece com o não cumprimento desses Direitos Fundamentais?

          Sem o cumprimento dos direitos nossas crianças acabam na dança na Rua, tendo que dar um jeito de conseguir sobreviver, para isso, vendem balas fazem malabarismos e engraxam sapatos pelas ruas, perdendo o direito de serem crianças e  de sonharem com o que podem ser quando crescerem.

Estamos gritando SOS Vida para a sociedade que precisa enxergar sua responsabilidade:

          A responsabilidade do estado em relação ao bem-estar social representada pela enfermeira.
          
Ações de ONGS (organizações não-governamentais) que fazem diferença e apontam para necessidades da população como os Doutores da Alegria, a Pimpolhos, etc...
          Outros pontos importantes são: O Direito a convivência comunitária. O relacionamento com outras crianças dentro de sua comunidade , poder caminhar de bike,  brincar e ser feliz.
          
Direito a convivência com a família e amigos e  o direito à dignidade, permitem as crianças crescerem como seres humanos melhores. O aniversário é uma data importante para todas as crianças, uma forma delas perceberem que as pessoas se importam com elas,  onde à criança celebra a vida.

Setor 2: Esse setor continua enfatizando os direitos fundamentais só que agora estamos fazendo referência à segunda infância.

Brincando - Direitos Fundamentais:
Direito a Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
Direto à Profissionalização e a Proteção ao Trabalho

Direito a educação de qualidade

          A necessidade de se repensar em novas formas de educar que aproximem mais as crianças com o  aprendizado. O prazer de aprender de curtir a lição .A educação através da ludicidade (brincadeiras) ressalta o respeito a todas as culturas, todos os povos, seus costumes e direitos, fortalecendo o aprendizado, a harmonia e o senso de coletivo, através da prática de esportes.

O brincar é o direito de ser criança e viver de verdade

          A Dança na Rua representa a realidade da falta do direito à Educação, à Cultura , ao Esporte e ao Lazer, da  vida difícil dos meninos de (na) Rua ( jogando bolinhas em frente aos carros, vendendo balas e limpando vidros, representando a morte da infância).

O que eu POSSO ser quando crescer?

          Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho. Representa a falta de perspectiva no futuro por maioria das crianças e adolescentes.

Brincando de Brincar

          Uma crítica a falta de educação sexual, que tem como uma conseqüência a gravidez precoce. Meninas que perdem a adolescência e muitas vezes, a infância por ficarem grávidas muito cedo.

Setor 3: Representa a consciência dos direitos por parte da família, da criança e do adolescente, quando todos se percebem como cidadãos atuantes, capazes de refletir e criticar o não cumprimento dos direitos.

Seguindo a Lição - Consciência dos Direitos

Educação começa em casa

          A importância das atitudes dos pais dentro e fora de casa que se transformam em exemplos para as crianças
          Mais uma vez a  importância da proteção integral, ou seja, todos são exemplos para as nossas crianças e adolescentes.

Comunicação não violenta “Dê amor, não dê pancada.”

          Reconhecimento das necessidades por traz de cada atitude em contraste com as avaliações que fazemos com violência. A importância de se usar palavras delicadas para comunicar e educar.

Meninos Presidiários “Somos indivíduos e não números”

          Representa o descaso da sociedade com os jovens que muitas vezes vão parar em centros de reabilitação, por não terem tido seus direitos preservados na primeira e na segunda infância.
          
Fazemos uma crítica também a esses espaços de reabilitação que funcionam como verdadeiras prisões, não cumprindo seu papel de inserção social, colaborando na verdade, na transformação dos jovens em verdadeiros monstros.

Caveirão - Bicho-papão

          Fazer uma reflexão sobre si mesmo e como as suas atitudes refletem no todo, buscar por alternativas na escolha dos caminhos.
          Novas possibilidades, explorar e conhecer o mundo (viajando na imaginação de foguete, de bondinho, de ônibus, de carro, de trem, de nave, de pedalinho, de avião) com igualdade para todos.

Respeito é bom e todo mundo gosta “Não faça com os outros o que você não gostaria que fosse feito com você”.

          Crítica a prostituição infantil, onde vendem se crianças a $1,99.
          
A Sociedade que finge não vê, não reage a esta brutalidade de forma ativa.
          Comissão de Fundos mostrando as realidades do não cumprimento dos direitos, fotos realistas de fatos que já aconteceram e que acontecem.
          
Uma grande faixa irá se abrir na avenida com um texto:

Depois de 18 anos da criação do ECA, ainda vemos cenas como essas. E aí, quando isso vai parar??????

          Contrastando com a realidade, vamos colocar fotos de crianças felizes e sendo amadas e cuidadas para fecharmos o desfile como é importante cuidar das crianças e dos adolescentes.

Autora do Enredo: Camila Viadure Soares
Carnavalesco: Comissão Artística

Organograma de desfile:

1º Setor

  • Comissão de Frente – Crianças encaixotadas

  • Tripé

  • 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira – O parto... O nascimento

  • Carro 01Abre Alas – Primeiros passos

  • Ala 01 – Leite e carinho

  • Ala 02 – Carinho e acalanto

  • Ala 03 – Estar presente

  • Ala 04 – Álbum vivo

  • Destaque – Andando de cavalinho de pau

  • Destaque – Ciclistas

  • Ala 05 – Caminhando de bike

  • Destaque – Sorriso

  • Ala 06 – Quero se feliz

  • Tripé – Bolo

  • Destaque – Fotógrafos

  • Destaque – Cozinheiras

  • Ala 06 – Corações unidos

2º Setor

  • Destaque – Fadinhas

  • Ala 07 – Curtindo a lição

  • Destaque Brincadeira no ar – Cata-vento

  • Carro 02 – Brincando no parque e na escola

  • Rainha de Bateria, Princesa de Bateria e Miss Simpatia – Tropicália

  • Ala 08 – Bateria

  • Ala 09 - Ala de Passistas

  • Ala 10 – Ala de Baianas

  • 2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira – Brincando de barro

  • Destaque – Trabalho infantil - Malabares no sinal

  • Ala 11 – A dança da rua

  • Ala 12 – O que eu posso ser quando crescer?

  • Destaque – Adolescentes grávidas – Gravidez precoce

  • Ala 13 – Brincando de brincar

3º Setor

  • Ala 14 – Educação começa em casa

  • Destaque (coreografado) – Comunicação não violenta

  • Ala 15 – Comunicação não violenta

  • Ala 16 – Meninos presidiários

  • Ala 17 – Educação em foco

  • Carro 03 – Caveirão Dignidade

  • Ala 18 – Passeio legal

  • 3º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira

  • Ala 19 – Respeito é bom e todo mundo gosta

  • Comissão de Fundos

  • Comissão de Fundos – Acorrentados

  • Comissão de Fundos – Sombra

  • Comissão de Fundos – Livres

  • Comissão de Fundos - Estandartes

 

SAMBA ENREDO                                                2009
Enredo

    Caminhando e brincando e seguindo a lição - 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Compositores     Vitória, Anderson, Thompson e Junior

Pimpolhos da Grande Rio
Pulsando em um jovem coração
Sambando pra vencer os desafios
Caminhando, brincando e
Seguindo a lição
Sonhos inocentes de carinho
Alimentando com dignidade
Nutridos pelo respeito
Direito à eterna liberdade

Pra não dançar na rua, ser
Alguém quando crescer
Doutor na alegria e ver renascer
Nas linhas do estudo querer ainda mais
Esporte, cultura e um mundo de paz

É em casa que se faz a formação
Bem melhor que a repressão
Harmonia e o amor
Não ser um número na marginalidade
Conhecer florestas e cidades
Criança tem que ter eternidade
Nascer à pátria da bondade e do respeito
E vence quem preserva ao seus direitos
Nas garras do novo bicho papão

É o raiar da esperança em cada criança
Chegou a hora de sonhar
Vai brilhar dignidade e felicidade
Em cada sonhar