FICHA TÉCNICA 2011

 

Carnavalesco     Heriton Bakhury
Diretor de Carnaval     Antônio Geraldo Lima
Diretor de Harmonia     Jorge Luis Torres Braga (Jorge Piu-Piu)
Diretor de Evolução     Jorge Luis Torres Braga (Jorge Piu-Piu)
Diretor de Bateria     Mestre Vilas Lobo
Puxador de Samba Enredo     Tayane Catanhêde
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Júnior e Rebeca
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Wallace e Letícia
Resp. Comissão de Frente     Cristiano Salgado
Resp. Ala das Baianas     Rose
Resp. Ala de Passistas     Layssa
Rainha da Bateria     Yasmim dos Santos
1ª Princesa da Bateria     Ana Carolina Fonseca
2ª Princesa da Bateria     Ana Beatriz

 

SINOPSE 2011

Paulicéia Desvairada - 70 anos do Modernismo no Brasil
(Reedição do samba enredo da Estácio de Sá de 1992)

Introdução:

          Uns chamam de reedição, outros de reinterpretação, mas a verdade é que as boas e velhas histórias sempre emocionam, nos deixando, por alguns instantes, mais felizes e até desvairados!
          A Semana de Arte Moderna de 1922 representou um marco para a arte nacional. Lançaremos um novo olhar sobre a Semana de 22. O olhar das cores, da fantasia e da imaginação que habita a infância.
          Com o desejo de realizar uma arte tipicamente nacional, os modernistas renovaram a linguagem em busca da experimentação de novas idéias e conceitos artísticos.
          Um mosaico mesclando a influência européia com a essência natural e feliz que somente nossa gente morena possui.

Sinopse:

Setor 1 - A Inspiração!

          A Semana de Arte Moderna continua influenciando a arte brasileira. O movimento modernista de 1922 representou uma verdadeira renovação de linguagem, revelando um Brasil em busca da liberdade de criação. A entrada do Modernismo Artístico e Literário em nosso país está relacionada com a arte que se faz hoje.
          A inspiração pode vir de tudo. A própria vida está repleta de inspiração! As cores do arco-íris representam fontes inesgotáveis. Arco de cores, tonalidades e misturas. Ela chega desavisada, feito a garoa no Trianon ou até mesmo feito as imensas luas que enfeitam nossas noites! Clarões de idéias e o brilho de nossa escola exaltando a arte. Inspiração e transpiração. Poesia e melodia. Emoção e comoção. Raças e classes!
          A arte feita pelo e para o povo. Inspirados nos capítulos em que a felicidade se torna protagonista, modernizamos, em poucos instantes, velhos conceitos e eternizamos as novas gerações ! Seguimos cantado Paulicéias e Tropicálias mescladas de tradição e inovação!
          “Balança um samba de tamborim/Emite acordes dissonantes/Pelos cinco mil alto-falantes/Senhoras e senhores/Ele põe os olhos grandes/Sobre mim...” Tropicália – Caetano Veloso

Setor 2 - Sacudindo as estruturas da arte tupiniquim

          A busca da liberdade de criação rompeu com o passado apresentando novas idéias e conceitos artísticos.  1922 era o ano em que o país comemorava o primeiro centenário da Independência e os jovens modernistas pretendiam redescobrir o Brasil, libertando-o dos padrões estrangeiros. Encontrar novos dias percorrendo os muitos e sinuosos trilhos da imaginação nessa ciranda em que nós, meninos, brincamos. Com notas de brasilidade, pinceladas de uma malandragem quase poética e a preocupação em realizar uma arte tipicamente nacional, a Semana de 22 sacudiu os padrões estéticos europeus mais tradicionalistas, embora influenciada por eles. Dedilharam e interpretaram canções, declamaram poetas, fizeram a renovação saltar das telas!

Setor 3 – Tudo acaba em carnaval!

          A alma brasileira habita em personagens de tirar o fôlego que viveram e vivem a transformação da cultura nacional durante o carnaval. Nessas transgressões autorizadas festeja-se a vida! Máscaras, losangos e brilhos apostando todo talento na felicidade! Mestiços, caboclos, mamelucos, mulatos, pardos, brancos, negros, gringos, mendigos, nobres, pobres, ricos, anônimos, sinônimos! O discurso do povo aposta no dom da intuição, deixando que o coração fale ou espalhe seu rastilho de valor através da cultura.Deixem que o país da tropicália sabe o que está fazendo, ouçam as vozes dessa geração e permitam que nossas crianças desçam de suas encantadas colinas para no asfalto fazer a festa!'

Heriton Bakhury

Organograma de desfile:

1º Setor: A Inspiração

  • Comissão de Frente – Arte para o povo. Representa a influência européia da década de 20. Segmento composto de cavalheiros e melindrosas.
  • 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira (Júnior e Rebeca) – Perfil do brasileiro: africana e índio. A presença temática indígena e africana nas obras de arte.
  • Carro 01 (Abre-Alas) – O Cubismo. A alegoria representa o movimento artístico que tinha como principal característica a representação da natureza através de formas geométricas. Volume colorido sobre superfícies planas. Composições femininas. Figurino: Musas do Cubismo.
  • Ala 01 – Duendes do arco-íris (rosa). A cor rosa representa a beleza e o romantismo que a habita as criações artísticas.
  • Ala 02 - Duendes do arco-íris (vermelho). A fantasia representa a cor da paixão e do sentimento.
  • Ala 03 - Duendes do arco-íris (laranja). A cor laranja representa o movimento e a espontaneidade.
  • Ala 04 - Duendes do arco-íris (amarelo). Representa o otimismo dos criadores.
  • Ala 05 - Duendes do arco-íris (verde). Representa a calma necessária às criações artísticas.
  • Ala 06 - Duendes do arco-íris (azul royal).  A cor do espírito e do pensamento.
  • Ala 07 - Duendes do arco-íris (azul claro). Representa o frescor dos momentos de inspiração.
  • Destaque de Chão – O ouro no final do arco - íris
  • Ala 08 – O brilho da Estácio (Malandrinhos). Os malandrinhos erguendo as bandeiras da Paulicéia desvairada.
  • Ala 09 – Asas da Ilusão. Representa a liberdade de criação, o vôo da imaginação do artista.

2º Setor: Sacudindo as estruturas da arte tupiniquim

  • Rainha da Bateria, princesas e musas
  • Ala 10 – (Bateria) Hippies. A semana de 22 influenciando o tropicalismo. O segmento representa a influência que a semana de 22 teve em relação ao tropicalismo. 
  • Ala 11 – (Passistas) Caipiras. Representam a cultura e o folclore das festas juninas.
  • Carro 2 – O Trem do Caipira. A alegoria representa as festas juninas que acontecem em quase todo o país nos meses de junho e julho. Cultura, folclore e identidade de nosso povo. Composições masculinas. Figurino: Caipiras. Composições femininas. Figurino: Caipiras. Destaque central (Nathália). Figurino: Noiva
  • Ala 12 – Músicos. Homenagem a Guiomar Novaes, que realizou concertos durante a Semana de 22.
  • Ala 13 – Atores. A fantasia nos remete ao território preferido pelos atores: o palco. Lugar onde são encenados dramas e comédias.
  • Ala 14 – Pintores. Retrata o pintor em seu momento de criação. Aventais, pincéis e muitas cores.
  • Ala 15 – (Baianinhas/Cabrochinhas) Bonecas. Representam o quadro “Bonecas”, da pintora Anita Malfatti.
  • Ala 16 – Poetas. Representa o céu, a lua e os versos dos poetas.

3º Setor: Tudo acaba em carnaval!

  • Destaque de Chão – Rainha da Folia. A rainha da folia representa a alegria dos carnavais.
  • Ala 17 – Colombinas. Representam os bailes de máscaras e os antigos carnavais.
  • 2º casal de mestre-sala e porta-bandeira (Wallace e Letícia) - Pierrô e Colombina. Representam os personagens mais simbólicos do carnaval. O amor e  o romantismo nos salões.
  • Ala 18 – Pierrôs. Losangos e pompons. A figura do pierrô inspirou os palhaços. Ele amava a colombina em segredo.
  • Carro 03 – No país da Tropicália tudo acaba em carnaval. A alegoria faz uma alusão ao clima tropical e alegre do Brasil. Coqueiros, carnaval e fantasia!

 

SAMBA ENREDO                                                2011
Enredo     Paulicéia desvairada, 70 anos de modernismo no Brasil (Reedição do Samba Enredo da Estácio de Sá de 1992)
Compositores     Djalma Branco, Déo, Maneco, Caruso
Eu vi (ai meu Deus eu vi)
O arco-íris clarear
O céu da minha fantasia
No brilho da Estácio a desfilar
A brisa espalha no ar
Um buquê de poesia
Na Paulicéia desvairada lá vou eu
Fazer poemas, e cantar minha emoção
Quero a arte pro meu povo
Ser feliz de novo
E flutuar nas asas da ilusão

Me dê, me dá, me dá, me dê
Onde você for eu vou com você

Lá vem o trem do caipira
Prum dia novo encontrar
Pela terra, corta o mar
Na passarela a girar
Músicos, atores, escultores
Pintores, poetas e compositores
Expoentes de um grande país
Mostraram ao mundo o perfil do brasileiro
Malandro, bonito, sagaz e maneiro
Que canta e dança, pinta e borda e é feliz
E assim transformaram os conceitos sociais
E resgataram pra nossa cultura
A beleza do folclore
E a riqueza do barroco nacional

Modernismo movimento cultural
No país da Tropicália
Tudo acaba em carnaval...