Favela Fashion Week – Vitrine, Uma causa social”
Síntese do Enredo:
Com o enredo Favela Fashion Week – Vitrine, uma causa social, o MEL do Futuro pretende inovar na Avenida, tirando da cabeça o que não tem no bolso. Com o balanço do corpo, a habilidade no pé, gingando, chutando, sambando, numa explosão contagiante cheia de emoção no coração, a grande platéia da vida é convidada e entrar na maior passarela e desfilar junto ao MEL do FUTURO. Criar, ousar e abusar da originalidade, é o que mostraremos no decorrer do desfile e é exatamente o que a moda nos permite. Um espetáculo criativo, questionador, como só o MEL do Futuro sabe fazer.
Pensar no futuro e na nova colação do MEL do Futuro 2010 para o “Favela Fashion Week – Vitrine, uma causa social”! Porque ser chique é não fazer a menor questão de aparecer, mas ficar feliz ao ser prestigiado. Mas para ser chique, chique mesmo, você precisa, antes de tudo, lembrar o quanto que a vida é breve e de que todos teremos o mesmo destino. Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes quando cruzar com elas e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não lhe faça bem. Porque, no final das contas, chique mesmo é ser feliz e ter atitude!!!
E ser MEL do Futuro!
Modelos da vida, das artes e dos sonhos.
Introdução:
Através da moda, conhecemos os hábitos e os costumes dos
vários períodos pelos quais passou a história das civilizações. A moda,
embora existindo de forma quieta, no submundo da comunicação, registrou
durante todos estes anos a forma de expressão de homens, mulheres e
crianças, confirmando através de cortes,cores, quantidades e tipos de
tecidos, a evolução dos povos. Do simples algodão dos gregos até a seda da
china - Estes tecidos estavam presentes em todos os períodos, causando
encantamento quando eram descobertos por outros povos. Acompanhando todos os
avanços feitos pelo homem, os tecidos também mudaram, a forma de cortá-los
mudou e o volume de tecidos destinados às vestimentas também mudou
sensivelmente. As modas inverno, verão, outono e primavera entraram no
circuito da exploração da novidade, acompanhando as necessidades do mercado.
A moda natural está em alta. Unindo consciência ecológica e estilo . Alguns
estilistas têm dedicado suas coleções á confecção de roupas com produtos
orgânicos.
A moda orgânica como é chamada, mostra que utilizar roupas de puro algodão
,é atual,ajuda o planeta e contribui com toda uma linha de produção desta
fibra milenar, desde o beneficiamento dos plantadores, gerando uma melhor
renda e boas condições sociais, até a última cadeia da rede. O resultado
final é exibido na passarela. O G.R.C.E.S.M. MEL do FUTURO promete
surpreender no próximo carnaval! Com o enredo "Favela Fashion Week" -
Vitrine, uma Causa Social, a agremiação mirim composta de 42 comunidades de
baixa renda apresentará sua nova coleção na avenida. No Mel a vida dita a
MODA !!!!!!!
Sinopse:
1º Setor - Moda Social
Nascemos - começa o nosso desfile pelo mundo que nos
permite ver imagens em seqüência, aparentemente sem significado, mas capazes
de causar vários impactos, ora pela cor, ora pelo som, ora pela intensidade
da luz... É a primeira imagem do mundo, o primeiro contato com uma grande
passarela que é a rua, começando com o primeiro desfile do bebê. Essa
passarela pouco a pouco vai fazendo sentido: a rua da minha casa, a rua da
minha escola, a rua do meu bairro, a rua do trabalho... A rua que nos leva
ao mundo. Cada rua traz diversos cenários diferentes, pessoas diferentes,
formas diferentes de utilizar este espaço, que consegue transmitir o aspecto
pessoal através de cortes e cores de cabelo (quando cortam) ,blusas, saias,
calças, shorts, bolsas, sapatos (quando os tem), sorrisos (com ou sem
dentes) e ao mesmo tempo a expressão social, pois todos, com suas imagens,
suas expressões e impressões, suas razões para estar ali naquele momento ,
formando uma grande massa humana, os MODELOS DA VIDA. Um cenário se repete
ao longo de toda vida: pessoas que passam pelas ruas, e por elas desfilam
como modelos da vida. Esse é o primeiro cenário de comunicação popular. Ao
entrar na rua, cada pessoa participa do que está acontecendo a sua volta,
querendo ou não. Pessoas olham pessoas, como modelos da vida ou meros
espectadores.
Também desfilam pela rua pessoas à procura de dignidade. Muitas estão
acomodadas, conformadas com o que acontece na passarela da vida, reproduzem
os manequins das vitrines, estáticos, não se sentindo capazes de intervir e
criar uma nova moda. Outros, rompendo a dinâmica da acomodação, criam seus
desfiles, mas reproduzem os modelos conhecidos. Na ausência de uma grande
criação, a vida dita à moda. Hoje é a moda malabares, moda baleiro, moda
mendigo, criada nas ruas, e a moda caveirão circulando no meio da população.
Modas que ocultam várias facetas da vida: tão pesadas, que quebram a
passarela, entristecendo o público. É o mundo dos desamparos, dos descuidos,
das drogas, da ausência do poder público, interrompendo assim o trajeto
normal de muitas vidas. Está na hora de mudar. Trazer a moda da reflexão, da
cultura, da educação, da saúde e segurança. Fortalecer a construção da nova
passarela. Onde novos modelos e manequins possam desfilar somente alegria,
nesta passarela chamada RUA.
2º Setor - Moda Protesto
O MEL do Futuro dita a moda, baseado no questionamento da
história da construção de seus enredos, propõe a moda protesto, reforçando
as suas raízes e utilizando seu lançamento para assinalar situações ou
momentos que chamem atenção da população mundial. O enredo Favela Fashion
Week tem a intenção de causar furor na passarela, por ser questionador,
denunciador e visa conscientizar a população de que a reciclagem de resíduos
e subprodutos da manufatura possa torná-las matérias-primas. Para geração
de renda, visualizada através de trabalhos que vem revelando talentos nas
passarelas da vida e mantendo o foco no apoio a programas de
sustentabilidade, preservação do meio-ambiente, inclusão e responsabilidade
social. Essa moda é uma resposta à necessidade de consciência ecológica.
3º Setor - Moda Arte
A arte muitas vezes realiza sonhos, sonhos que não são
viabilizados do ponto de vista material, mas sonhos de ideal, de prazer, de
riqueza, de deslumbramento. O irreal torna-se real, o impossível fica ao
alcance de todos e a alegria contagia diante de um cenário produzido por
várias mãos. Essa é a essência do carnaval. Muitos trabalham, dedicam horas
do seu dia com uma grande produção se infiltrando em cada etapa, durante os
360 dias do ano para ter como resultado uma criação conjunta, cujo
significado emocional repercute em quem trabalhou, em quem vai desfilar, em
quem vai assistir, em quem vai cuidar de cada detalhe. A alegria de
participar e acompanhar a materialização de um sonho é como um bálsamo, que
alivia as feridas criadas pela dura realidade constante na passarela da
vida. Um sonho que durará apenas cinco dias. Mas estes dias serão lembrados
por toda a vida e trarão uma satisfação sem limite. São dias de folia para
deslanchar no Carnaval.
O carnavalesco, um artista por essência, pesquisa, viaja e realiza no papel,
algo de dimensões inimagináveis, que pouco a pouco vai se materializando
através de cada adereço, alegoria, fantasia e suntuosos carros alegóricos. A
cada ano uma criação, uma história para contar, um material para pesquisar.
A pobreza, no início, era razão para criação alternativa, mas com o desgaste
da natureza, esta mesma natureza passou a responder de modo mais severo, há
anos de maus tratos, então, o que era alternativo passou a ser prioritário.
A reciclagem passou a ser vista como solução criativa, sustentável, moderna
e responsável. Os ritmos perfeitos para construir essa passarela estão no
balanço do corpo, na habilidade do pé, gingando, chutando, sambando, numa
explosão contagiante.
Com a arte no pé e a emoção no coração a grande platéia da vida é convidada
a entrar na MAIOR passarela e desfilar. Criar, ousar e abusar da
originalidade, é o que mostraremos no decorrer do desfile e é exatamente o
que a moda nos permite. Um espetáculo criativo, grandioso, questionador,
político e ousado, como só o MEL do Futuro sabe fazer . Pensar no FUTURO e
na NOVA COLEÇÃO do MEL do FUTURO 2010 PARA o " FAVELA FASHION WEEK -
Vitrine, uma Causa Social!!!!" MODELOS DA VIDA, DAS ARTES E DOS SONHOS
Waldecyr Rosas e Miná Benevello
Organograma de desfile:
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Comissão de Frente –
Manequins da Vida. Representam os manequins da vida, pessoas que no dia adia mostram o que são através de suas atitudes e de suas vestimentas.
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1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Cleyton e Cléa) –
Minha Favela querida. Representa a Favela como um local de moradia como outro qualquer, escolha feita a partir da situação socioeconômica de cada morador.
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Carro 01 (Abre-Alas) –
Passarela Rua – Vitrine, uma causa social. Representa a primeira passarela de cada pessoa, que é a rua. O vidro da vitrine se quebra e surgem os modelos da vida, cada um com a sua realidade.
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Ala 01 - (Baianas) –
Com que roupa eu vou, para o desfile que você me convidou? Representa uma crítica ao fato das pessoas serem identificadas pela roupa que usam e não pelo valor interior.
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Ala 02 – O desfile de cada dia. Mostra os modelos da vida, que lutam pela sobrevivência na guerra do dia a dia da vida.
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Ala 03 – Moda Mendigo. Representa a moda que foi possível neste momento da vida.
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Ala 04 – Três por um. Representa a moda correndo atrás de uma forma de sobrevivência.
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Ala 05 – Fantoches da Vida em busca das Pratas. Representa a moda que utiliza a arte para a sobrevivência do artista.
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Ala 06 – ARTE no Sinal Vermelho. Representa a moda que busca a sobrevivência, arriscando a vida na troca dos sinais.
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Ala 07 – Do outro lado do vidro. Limpando, você me vê! Representa a moda que se desloca num movimento de dar e receber e intimida quem está sem liberdade de movimento, preso no espaço e no sentimento.
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Ala 08 – No DRAMA da Vida, nós somos a COMÉDIA. Lembra as duas facetas da vida, representadas pela alegria pela tristeza e que a busca pela felicidade é responsável por viver a maior parte dos momentos com alegria.
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Ala 09 – Feirão do MEL. Representa a moda empresário, reunindo grandes mercadorias em shopins.
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Ala 10 – MÃOS para o FUTURO. Representa a moda que prevê, para antevê um futuro melhor.
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Ala 11 – Dançando na Rua. Representa a moda aprendida na rua, sem professor, com habilidade, criando uma identidade.
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Rainha de Bateria (Mariana Chianello) –
Patricinha Funkeira. A mocinha bonitinha, charmosa e engraçadinha que se joga na galera, para aprender a ser fera.
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Ala 12 - (BATERIA) –
DJ da noite Favela. Representa o som que estremece a noite, mas parece que é mais forte, se a noite é na favela.
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Ala 13 - (PASSISTAS) –
Garota da Laje. Representa a moda laje, onde se solta pipa, se toma sol, se faz o churrascão, na laje tem sempre animação.
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Ala 14 – Ecologia. Intere$$e $ocial!!! Retrata o qunato o comercial se sobrepõe ao ecológico e ao social, quando se fala de dinheiro.
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2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Randerson e Gabriela) –
Dupla dinâmica. Reforça o conceito de que para viver qualquer transformação, tem que ter educação, cultura e visão.
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Ala 15 – Médicos da Algeria. Reforça a esperança de que a mudança também vem para a saúde, pois a saúde é um bem que se tem, se cuida ou se descuida.
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Ala 16 – Tecidos, tendências e estilos. Representa a moda atual, onde os tecidos orgânicos em alta, reforçando a não agressão à natureza e preservando a ecologia.
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Ala 17 – Visto preto e viro moda. Fala do quanto é atual o preto, que está sempre na moda, está na bandeira da escola, é a soma de todas as cores e reúne muitos valores.
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Carro 02 – Passarela do Samba - Estilistas do Samba. Homenagem aos grandes estilistas do samba, os carnavalescos, que ditam moda na maior passarela do mundo, a Marquês de Sapucaí.
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Ala 18 – Abelhas operárias. Homenagem à grande massa de trabalhadores, moradores das favelas.
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3º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Rodrigo e Fernanda)
MEL do Futuro. Fortalece o conceito de que o sonho nunca pode acabar.
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Ala 19 – Modelos da Vida e dos Sonhos.
Somos o futuro da nação. Representa o quanto todos os países, e todos os governos devem investir nas crianças, que são o futuro das gerações, dos povos e das nações.
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