FICHA TÉCNICA 2011

 

Carnavalesco     Ricardo Machado, Marcos Oliveira, Maurício e Lívia
Diretor de Carnaval     Célia Regina de Almeida Santos
Diretor de Harmonia     Cláudio Pires Fraga (Claudinho)
Diretor de Evolução     Cláudio Pires Fraga (Claudinho)
Diretor de Bateria     Marco Aurélio de Oliveira Bastos
Puxador de Samba Enredo     Jorge Luiz Silveira da Silva (Jorginho do Futuro)
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Alef do Carmo e Annir Machado
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Tauã Silva e Milena Fontinha
Terceiro Casal de M.S. e P. B.     Matheus Oliveira e Cláudia Assis Filha
Resp. Comissão de Frente     Adriana
Resp. Ala das Baianas     Ricardo Machado
Resp. Ala de Passistas     Denise Moraes
Rainha da Bateria     Pâmela Moraes de Oliveira
Princesa da Bateria     Caroline Cardoso dos Santos
Musa da Bateria     Mariza França de Almeida
Rei da Bateria     Marcus Vinícius de Souza

 

SINOPSE 2011

Alô, alô taí Carmem Miranda
(Reedição do Samba Enredo do Império Serrano de 1972)

Síntese de Enredo:

          No Carnaval 2011 o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mirim Império do Futuro desfilará com o enredo “Alô, alô, tai Carmem Miranda”.
          É um enredo alegre e refere-se à Pequena Notável, que através de sua expressividade e originalidade na arte de cantar, com muito carisma, caracterizou-se pela maneira de gesticular com as mãos, o movimento dos olhos e pelo ritmo nos pés e nos quadris.
          A artista também se eternizou pela maneira de se vestir, sempre de turbante; muitos balangandâs; sandálias; tamancos e sapatos altos; usava também baianas estilizadas e sais com barriga de fora.
          Por todo seu talento, alegria e sensualidade, Carmem Miranda tornou-se a maior cantora da música brasileira nos Estados Unidos, internacionalizando o nosso samba.

Ricardo Machado

Organograma de desfile:

1º Setor: A Pequena Notável

  • Comissão de Frente – A Pequena Notável. Representa a própria Carmem Miranda, com seu estilo original de se vestir e sua maneira de cantar com muitos gestos e olhares expressivos.

A Agremiação terá como convidada Quitéria Chagas, devido sua expressividade e identificação com o enredo.

  • 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Alef e Annir). Fantasia: A grande Estrela. O casal representa o despontar da grande estrela Carmem Miranda
  • Carro 01 (Abre-Alas) – Alô, Alô, tai Carmem Miranda. A alegoria representa o enredo sobre a cantora, nossa eterna estrela. Alegoria com cinco composições
  • Destaque de Chão – Zé Carioca. Personagem que identifica o carioca através do seu humor, do seu jeito de ser, presente no cenário artístico de Carmem Miranda.

2º Setor: “Tai, eu fiz tudo pra você gostar de mim”

  • Ala 01 – Carmem Chic e Grupo Bando da Lua. Representa o estilo “Chic” de Carmem Miranda, com brilhantismo nas roupas, personificando a Baiana com chapéus criativos, chamando a atenção pelo seu carisma e isso fazia com que todos gostassem dela. E “Bando da Lua” era o grupo que com muita elegância acompanhou Carmem Miranda em algumas de suas apresentações

  • 2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Tauã e Milena). Fantasia: Sonhos de uma estrela. O casal representa toda a garra de Carmem Miranda e o glamour de sua maneira de cantar e representar

  • Ala 02 – Samba e Carnaval. Representa a magia do nosso Carnaval, através do ritmo contagiante do Samba
  • Quadripé – Taí Carmem Miranda. Representa a própria Carmem Miranda vestida de Baiana, tornando-a internacional (...YES, NÓS TEMOS BAIANA...)

  • Ala 03 – Alegria tropical. Representa o clima tropical do Brasil, com muita elegância e alegria

  • Ala 04 (Baianinhas) – O que é que a baiana tem? Representa a maior fonte de inspiração para Carmem Miranda; é a personificação da Baiana como característica principal na maneira de se vestir, com turbante e balangandãs.

  • Quadripé – Carmem Miranda. O samba é coisa nossa. Elemento que retrata a representatividade de Carmem Miranda como maior divulgadora do samba no exterior. Ao lado, outro quadripé: Carmem Miranda – A rainha do Samba. Representa a maior cantora brasileira, que com todo o seu talento e sensualidade foi pioneira na arte de valorizar e divulgar o gênero musical samba, no exterior

3º Setor: do Cassino da Urca ao Night Club – do Brasil aos Estados Unidos

  • 3º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Matheus e Cláudia). Fantasia: O vôo de Carmem Miranda. O casal o sucesso e as viagens de Carmem Miranda, em sua fase áurea na vida artística

  • Ala 05 – A sorte está lançada, rumo ao sucesso. O avanço do estrelato da carreira de Carmem Miranda, quando saiu do Brasil rumo aos Estados Unidos.

  • Ala 06 – Night Club. A vida artística de Carmem Miranda nas noites do Brasil, com os “malandrinhos” e nos Estados Unidos (terra do Tio Sam)

4º Setor: A eterna Carmem Miranda

  • Carro 02 – Carmem, notável para sempre. Carmem Miranda fazendo sucesso desde o Brasil aos palcos da Broadway e Hollywood. Alegoria contendo sete composições.

  • Ala 07 (Passistas) – Tico-tico no fubá. Representa o jeito brejeiro da eterna Carmem Miranda, na maneira gestual, além do ritmo nos pés e nos quadis.

  • Ala 08 (Bateria) – A eterna elegância no samba. Representa os musicais no exterior; a elegância em todas as apresentações como um marco que eternizou a nossa “Pequena Notável”, Carmem Miranda.

  • Rainha de Bateria (Pâmela)A Rainha do Samba. No enredo representa um dos títulos recebidos por Carmem Miranda

  • Princesa de Bateria (Caroline) / Musa de Bateria (Mariza)Brazilian Bombshell. Representam outro título de Carmem Miranda.

  • Ala 09 – Eternamente Carmem Miranda. A ala representa todo o cenário do enredo, tornando Carmem Miranda como inesquecível na Música Popular Brasileira pela forte identificação com a nossa cultura. À frente desta ala virá a Princesa do Império Serrano como convidada, representando a eterna Carmem Miranda desde que era criança.

 

SAMBA ENREDO                                                2011

Enredo     Alô, alô taí Carmem Miranda (Reedição do Samba Enredo do Império Serrano de 1972)
Compositores     Heitor Achiles, Wilson Diabo e Maneco
Uma pequena notável
Cantou muito samba
É motivo de carnaval
Pandeiro, camisa listrada
Tornou a baiana internacional
Seu nome corria chão
Na boca de toda a gente.

Que grilo é esse
Vou embarcar nessa onda
É o Império Serrano que canta
Dando uma de Carmem Miranda.

Cai, cai, cai, cai
Quem mandou escorregar
Cai, cai, cai, cai
É melhor se levantar