FICHA TÉCNICA 2010

 

Carnavalesco     Levi Cintra e Ricardo Dias
Diretor de Carnaval     Rogério de Souza
Diretor de Harmonia     Germano Abreu
Diretor de Evolução     Germano Abreu
Diretor de Bateria     Mestre Celso
Puxador de Samba Enredo     Thiago Accácio
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Jefferson e Paloma
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Raphael e Marcela Tavares
Terceiro Casal de M.S. e P. B.     Luiz Gabriel e Meire
Resp. Comissão de Frente     Rodrigo Avellar
Resp. Ala das Baianas     Tia Nilda
Resp. Ala de Passistas     George Menezes
Rainha de Bateria     Yanick Almeida

 

SINOPSE 2010

Grandes gênios, pequenos inventores! A nossa energia é o futuro!
Pesquisando novos caminhos em busca de novas soluções.

Síntese do Enredo:

          É a vez da criançada! A “energia escura” que paira por aí, dará lugar à límpida e infantil forma de se enxergar o futuro do mundo. “Incríveis engenhocas” surgirão de uma criatividade sem limites e tudo isso a partir de uma tonelada de sorrisos, combustível necessário para o funcionamento desta “Fábrica de Esperanças”. Com esta tecnologia, mudaremos o final da história, pois nossa energia é o futuro e vamos à busca de novos horizontes, do nosso jeitinho de enxergar os desafios.
          Na beleza de uma flor e na importância de um grão; Nos carinhos que recebemos no rosto sob forma de brisas; no “calor” de um forte abraço de “rocha”. Sem contar a beleza das ondas quebrando na praia, com inquieto vaivém da maré... E o que dizer do pôr do sol, que mesmo quando se esconde, leva sua energia para crianças do outro lado do nosso planeta azul? Afinal, todos têm o direito à felicidade! Rir até cansar, até doer a barriga e se “liberar” geral! A energia limpa da criança é uma realidade e o mundo todo será movido por esta “fonte renovável” que é o sorriso! Sobre o futuro temos uma só certeza: a de que tem de ser diferente!Vigiando, respeitando nosso lugar e o próximo, o paraíso sempre será aqui!

Sinopse:

          Chegou a nossa vez! Abaixo toda esta “pré-histórica” energia que paira por aí!
          O amadurecido e já experiente “fóssil” que gerava as “escuras” soluções, agora, dará lugar à nossa límpida e infantil forma de se enxergar e também planejar o futuro do mundo!
          Preparamos por aqui, dentre muitas pesquisas, uma brincadeira e outra, “incríveis engenhocas” onde a criatividade não terá limites, e tudo isso a partir de uma tonelada de sorrisos, até porque todo o nosso talento vem de berço.
          A gargalhada de uma criança é o combustível necessário para o funcionamento desta “Fábrica de Esperanças”, e a energia motriz é toda limpa: nós, que somos responsáveis diretos pelo amanhã.
          Dando um pontapé na ganância e na busca desenfreada pelo progresso, será a nossa vez de entrarmos em cena, e por meio de “nossa tecnologia”, mudar o final desta história. É preciso cuidar do lugar que vivemos, pois a NOSSA ENERGIA É O FUTURO!

Minha tecnologia é verde.

          Para sonhar não existe limite, e transformar o sonho em realidade “é sonhar com o pé no chão”, aprendemos isso com uma famosa Estrela. Nossa imaginação nos leva em busca de novos horizontes, do meu jeitinho de enxergar e enfrentar os desafios. Do alto de minha “sabedoria”, transformo minhas idéias, anseios e universo, em energia útil.
          Nós, crianças, amamos e cultivamos a beleza de uma flor e a importância de um grão! Adoramos receber no rosto a brisa que traz o perfume de uma flor, e o que dizer do “calor” de um forte abraço, tão forte como uma milenar rocha?
          Sem contar também a beleza das ondas quebrando na praia, incansável e inquieto vaivém da maré, promovendo um belo espetáculo de brancura com sua espuma cristalina. De lá, admiro a beleza do pôr do sol, que mesmo quando se esconde, leva sua energia para crianças do outro lado do nosso planeta azul. Afinal, todos nós temos o direito de sermos felizes, de rirmos de tudo! Rirmos até cansar e doer a barriga, “liberando” geral!
          É com esta forma de enxergar a vida que enfrentaremos o futuro. Futuro este sobre o qual temos uma só certeza: a de que tem de ser diferente.

Meu planeta é o paraíso.

          Este nosso planeta é mesmo um presente! Um presente do “Papai do Céu” pra gente!
          O homem é o único animal que causava poluição, porém, agora é tempo de equilíbrio e de respeito. A energia limpa da criança conquistou o mundo e os seres que nele habitam. Todos, agora, são movidos por esta “fonte renovável”, que é o sorriso!
          Ele brota do fundo do coração dos bem aventurados e intencionados. Sabemos agora que basta acreditar que podemos fazer diferente, pois em todos os dias as chances se renovam e sempre haverá um novo amanhã. Basta estarmos vigilantes e fazermos uso de uma regrinha fundamental: o uso do bom e velho respeito.
          Respeitando nosso lugar, o próximo e os princípios do bem, o paraíso sempre será aqui!

Ricardo Dias

Texto dedicado à Mocidade Independente de Padre Miguel e ao carnavalesco Cid Carvalho, que busca em sua “Fábrica da Esperança”, o paraíso verde e branco.

Organograma de desfile:

  • Comissão de Frente – Grandes gênios e o pequeno inventor
  • 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Jefferson e Paloma) – A Energia do sorriso infantil. Representa a energia mais limpa do planeta.
  • Ala 01 (BAIANAS)As Engenhocas. Representam a criatividade sob forma de engrenagens de uma grande fábrica de alegria. O Sorriso é o combustível para soltar a imaginação.
  • Carro 01 – (Abre-Alas) – A incrível fábrica da gargalhada. Aqui Representam a criatividade sob forma de engrenagens de uma grande fábrica de alegria. O Sorriso é o combustível para soltar a imaginação. Damos asas à imaginação e encontramos soluções, bem do nosso jeitinho, para um futuro melhor!
  • Ala 02 – Sonhar com o pé no chão. Toda criança tem direito de sonhar e enfrentar os desafios de acordo com sua visão de mundo.
  • Ala 03 – Sabedoria de criança, transformada em energia. O pensamento puro e sábio de uma criança é a mais limpa energia.
  • Ala 04 – A beleza de uma flor (Girassol). Assim descubro o biodiesel. A semente do girassol, uma linda flor, utilizada para produção do biodiesel.
  • Ala 05 – O grão de milho (Os grãos). Assim descubro o Etanol - Dos “sabores da energia”, o nosso milho, que nos dá o etanol, um bio-combustível.
  • Ala 06 – Doce brisa, energia dos ventos (Eólica). Assim descubro a energia dos ventos. A energia que vem dos ventos, considerada a mais limpa do planeta, e eu que sempre adorei cata-ventos...
  • 2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Raphael e Marcela Tavares) - Planeta Terra é vida! – Percebo que da Natureza, da vida em nosso planeta , vem a sua própria salvação. Coisa de nosso bondoso Deus.
  • Ala 07 - (BATERIA) – Os raios de energia (Sol). Assim descubro o calor da energia solar – Meu brilhante a amigo Rei Sol me dá energia que não polui o meio ambiente e é infinita. Assim como a energia emanada do ritmo de uma batucada.
  • Ala 08 - (PASSISTAS) – Captando alegria e gerando energia (Placa Solar). Captadores, eles transformam calor em energia elétrica ou mecânica. Assim são os passistas que transformam a emoção de um acorde em gingado.
  • Ala 09 – As espumas cristalinas (motriz). Assim descubro a Maremotriz - Da inquietude das águas dos rios e mares temos ser um dos mais rentáveis modos de criar eletricidades.
  • Ala 10 – Nosso gás é natural. Assim descubro o biogás - O Gás da criança é natural – Amo rir até liberar geral! Na natureza, é obtido em jazidas, queima de biomassa e lixo orgânico.
  • Carro 02 – O Mundo dos Sonhos. Energia limpa. A solução retiramos da própria natureza.
  • Ala 11 – O fim da poluição.  O sonho de encontrar rios,mares e matas limpos e livres desse mal.
  • Ala 12 – O planeta feliz. Um planeta livre das energias escuras e sombrias, é o sonho de toda criança.
  • Ala 13 – Vigilantes do amanhã. As crianças, os protetores do planeta com a missão de preservar o nosso lar. Vigilantes para um futuro melhor!
  • Ala 14 – A felicidade das matas. O paraíso é aqui! Presente de papai do céu pra gente! Com todos usando a energia limpa, a nossa mata sorri e agradece.
  • Ala 15 – O sorriso dos animais. O respeito e o equilíbrio - O A felicidade dos animais em perceber um planeta mais limpo.
  • Ala 16 – Reluz a vida nas águas cristalinas. Curtindo meu paraíso! Hoje eu vou me banhar nas águas limpas do meu planeta, conclui minha missão!
  • 3º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Luiz Gabriel e Meire) – O Paraíso Verde e branco. A estrela maior é o paraíso das crianças da Vila Vintém!
  • Ala 17 – A ave do paraíso. A ave pura do paraíso está no nosso planeta, viva! Estamos salvos. Ela coroará o equilíbrio e a harmonia em minha Estrela Guia! Voltaremos ao paraíso!
  • Ala 18 – A força da estrela guia. A grande estrela que nos dá energia para brilhar. De novo reluzente no mundo do samba! Essa energia recuperada com trabalho e perseverança dos pequenos vigilantes da Vintém!
  • Ala 19 – A batida do coração verde e branco. Com toda energia, nessa grande folia meu coração bate forte em verde e branco.
  • Carro 03 – O planeta sorri em verde e branco.
  • Ala 20 – Amigos da Estrelinha da Mocidade. Os amigos que doam sua energia para estrelinha.

 

SAMBA ENREDO                                                2010

Enredo     Grandes gênios, Pequenos Inventores! A nossa energia é o futuro!
Compositores     Gabriel Sorriso, Higor Machado e Thiago Monteiro
Chegou...
A nossa hora de mudar
Enxergar as maravilhas do planeta
Viajar no lindo sonho de criança
No universo da imaginação
Da gargalhada entra em cena
O brilho da nova visão

Eu vou sentindo no rosto
A brisa do amanhã
Respiro o perfume de uma flor
Num abraço forte transmitindo
Um só calor

Plantar, colher os grãos de nossa terra
Valorizar... Essas belezas naturais
No beijo do céu com o mar
Ondas quebrando seduz meu olhar
Vou me espelhar no sol...
Solitário ele fornece energia
Para o mundo inteiro
Vamos refletir e agir
Fazendo um futuro verdadeiro

A energia vem do meu sorriso
Sou mais uma criança a te conquistar
Respeitar nosso planeta é fundamental
Pois aqui é o paraíso
É a estrelinha nesse carnaval